Ensino Superior

Propostas de modernização dos Estatutos da AAC marcam debate de candidatos para a ARE

Iris Palma

Sugestões de clarificação do documento criam divergências entre listas. Falta de divulgação do processo eleitoral é discutida pelos candidatos. Por Iris Palma

Esta segunda-feira, dia 16 de maio, pelas 18 horas, realizou-se o debate entre as quatro listas candidatas para a Assembleia de Revisão dos Estatutos (ARE), no Teatro dos Estudantes da Universidade de Coimbra (TEUC), na Associação Académica de Coimbra (AAC). A modernização e simplificação dos Estatutos da AAC foi uma das questões levantadas durante a discussão entre candidatos.

A Lista A – Aproximação aos Estatutos é encabeçada por João Santana, aluno da Faculdade de Farmácia da UC (FFUC), que descreve a sua proposta como uma aproximação do documento para os estudantes. O estudante da FFUC assevera que a “falta de conhecimento dos Estatutos da AAC” por parte dos estudantes provoca “problemas que podiam ser resolvidos de forma mais eficiente” caso o conhecimento fosse promovido.

Armando Remondes, estudante da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC (FCTUC), é o líder da Lista C – Construir, Completar e Clarificar. Uma das suas propostas é a digitalização dos Estatutos e o desenvolvimento do documento de modo a que “certas situações que necessitem de ser consultadas” sejam acessíveis.

O candidato César Sousa é o líder da Lista E – Por Estudantes, Pelos Estatutos e ilustra as suas propostas no formato de um triângulo com foco em Explicar, Encontrar, Enquadrar. Este triângulo foi criado no âmbito de “ajudar os Estatutos a Elevar a AAC”, indica o estudante da Faculdade de Direito da UC (FDUC). O número um da lista acrescenta ainda a necessidade de “levar o debate à comunidade estudantil”.

Beatriz Bernardo, também estudante da FDUC, representa a Lista R – Rever, Defender e Aproximar, que tem entre as suas propostas um foco no diálogo com os estudantes. A candidata explica que através de intervenções faladas, os estudantes podem ficar a conhecer não só os Estatutos da AAC, mas também os seus direitos, estipulados no documento.

Relação entre os estudantes e os Estatutos da AAC

O debate teve início com uma pergunta centrada no afastamento entre os Estatutos da AAC e a comunidade académica. Beatriz Bernardo observou que “muita gente não sabe o que são os Estatutos ou não sabe a importância que representam”.

César Sousa adiciona que “por norma, os dirigentes associativos é que contactam diariamente com os Estatutos da AAC”, mas não nega a necessidade de inclusão da restante comunidade académica. Algumas das propostas apresentadas para promover a participação de estudantes, de forma a manter o interesse sobre os Estatutos da AAC, são a “inclusão de uma versão dos Estatutos em braile, aúdio e em inglês”.

Modernização e simplificação dos Estatutos da AAC

A reformulação da escrita dos Estatutos foi também levantada de modo a torná-la mais acessível para os estudantes. Apesar das opiniões divergentes de cada lista para com esta alteração do documento, os candidatos concordam com esta necessidade. O estudante da FDUC explica que a “clarificação da linguagem” é um dos “eixos fundamentais da candidatura da Lista E”, através de anotações nos Estatutos da AAC.

Por seu lado, Armando Remondes frisou que “a simplificação do documento podia levar a mais algumas burocracias e confusões”. O líder da Lista C opõe-se ao “encurtamento dos Estatutos” sugerido por João Santana com a explicação que “há mais coisas que devem ser explicadas, como também há casos em branco”.

Níveis de adesão para estas eleições

Uma das últimas perguntas a ser debatida foi o nível de adesão para o dia 18, no qual os estudantes têm a possibilidade de votar em um dos oito pontos disponíveis. Entre estes pontos estão o edifício-sede da AAC, a Faculdade de Economia, a Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, como também o Departamento de Medicina Dentária da UC.

Beatriz Bernardo comenta que, nas suas interações com os estudantes, a “maioria se mostravam interessados, não só em participar na vida democrática da AAC, mas em exercer o seu direito ao voto”. A estudante da FDUC toma estes diálogos como um possível sinal de “uma boa adesão” para as eleições a decorrer nesta quarta-feira.

João Santana responde a esta previsão com reservas devido ao “desconhecimento dos estudantes” em relação às eleições. Porém, o candidato conta que “numa próxima ARE se tenha muito mais adesão, porque os estudantes vão ficar a conhecer do que se trata o documento”.

O candidato Armando Remondes também discorda com a colega Beatriz Bernardo ao explicar que houve “muita falta de divulgação destas eleições”. Acrescenta ainda que a Direção-Geral da AAC (DG/AAC) podia ter desempenhado um papel mais ativo na divulgação do processo eleitoral.

Artigo atualizado às 18h45 de 17 de maio.

To Top