Ensino Superior

Comissão Disciplinar inicia investigação sobre publicações anónimas

José Miguel Couceiro

Presidente da CD/AAC apela à denúncia formal. Órgão encontra-se a “delinear uma estratégia”. Por Sofia Ramos

A polémica que marcou a segunda volta das eleições para o Núcleo de Estudantes de Direito da Associação Académica de Coimbra (NED/AAC) foi comentada ontem pelo presidente do Conselho Fiscal da AAC, Luís Carvalho. O dirigente associativo contestou as críticas ao órgão e reforçou que uma investigação ao ocorrido é da competência da Comissão Disciplinar da AAC (CD/AAC). 

Hoje, o presidente da CD/AAC, Sérgio Martins, partilha que soube das denúncias “por conversa ocasional” e critica a natureza pública das mesmas. “Não é normal ter conhecimento das coisas por páginas de Instagram, porque até podia ter passado ao lado”, acrescenta. 

O dirigente associativo garante que a CD/AAC se encontra a “delinear uma estratégia” e compromete-se a “atuar conforme o que for exigido, que é o que está definido nos Estatutos da AAC”. Atesta que o procedimento a seguir é a preparação de uma investigação. No entanto, aponta que “não é nada fácil trabalhar com denúncias anónimas que saem numa página”.

A investigação vai passar por “falar com as pessoas cujo nome esteve envolvido”, explica o presidente. Destaca, ainda assim, a dificuldade em “perceber quem é que realmente tomou parte nestes acontecimentos” e o papel de averiguar a autenticidade das publicações por parte da CD/AAC.

Em relação à denúncia de irregularidades estatutárias, Sérgio Martins reforça que os associados “podem sempre recorrer à Comissão Disciplinar”. Acrescenta que “estão aqui é para ajudar”, e evidencia que “há sempre a possibilidade de fazer denúncias anónimas”. 

O presidente da CD/AAC apela a que denúncias desta natureza sejam apresentadas ao órgão, sendo possível contactar o mesmo através de email, sem necessidade de identificação. Relembra ainda que “estamos todos aqui para representar a AAC”, e lamenta que “se ande a fazer guerrinhas nas redes sociais”.

To Top