Organismo pretende tornar Europa líder mundial em supercomputação. Cientista da UC espera discutir “novas tecnologias e tendências da computação avançada”. Por Débora Cruz
Pedro Vieira Alberto, diretor do Laboratório de Computação Avançada da Universidade de Coimbra (UC) e professor do Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), é escolhido como um dos 12 membros do grupo Infrastructure Advisory Group (INFRAG), pertencente à entidade European High Performance Computing Joint Undertaking (EuroHPC JU). O mandato vai ter a duração de dois anos e o docente considera que a sua nomeação é o “reconhecimento do trabalho” que tem desenvolvido na área da supercomputação, a nível nacional e internacional.
O EuroHPC JU constitui uma parceria que reúne a União Europeia, países participantes e parceiros privados com o objetivo de possibilitar a soberania tecnológica da Europa em supercomputação. Por sua vez, a equipa INFRAG é responsável por aconselhar e prestar assessoria ao Conselho de Administração do EuroHPC JU para a aquisição e operacionalização de supercomputadores. O cientista esclarece que o grupo produz “documentos que depois informam e contribuem para as decisões tomadas” pelo conselho.
O cientista frisa que, nesta área de estudo, são os Estados Unidos da América os grandes líderes a nível mundial. Argumenta também que os países europeus estão, neste momento, a tentar desenvolver “os seus próprios processadores e ‘hardware’ para recuperar um pouco o seu atraso” em relação a outros países. Através de um “investimento significativo” na área da supercomputação, é esse um dos objetivos da EuroHPC JU.
Não é a primeira vez que o investigador integra uma organização internacional da área da computação. Pedro Vieira Alberto é, desde 2010, delegado de Portugal na Partnership for Advanced Computing in Europe, organização europeia que promove descobertas científicas de alto impacto e a pesquisa e desenvolvimento de engenharia. Na INFRAG, o docente da FCTUC espera poder discutir “novas tecnologias e tendências da computação avançada”.
Pedro Vieira Alberto destaca que a computação de alto desempenho representa, muitas vezes, uma “convergência de várias áreas”. Desta forma, o cientista denota que existem “grandes oportunidades de desenvolvimento” para a “comunidade científica e para a sociedade”, em âmbitos como a energia, saúde, incêndios florestais e indústria.
O professor da UC vai deslocar-se para o Luxemburgo, sede do EuroHPC, para a primeira reunião presencial da INFRAG. Na sessão, vai ser feita a votação do líder da equipa.
