NEQ/AAC sofre semana de demissões em bloco. Reunião para revogar decisão está prevista para sábado. Por Sofia Variz Pereira
Nos passados dias 1 e 4 de abril, vários membros do Núcleo de Estudantes de Química da Associação Académica de Coimbra (NEQ/AAC) demitiram-se dos seus cargos. Um dos estudantes a abandonar o posto foi o antigo vice-presidente do NEQ/AAC, Daniel Inácio, que chegou a apresentar uma queixa ao Conselho Fiscal da AAC (CF/AAC) sob o pretexto de que uma das cartas “nunca foi entregue” ao orgão por parte da presidente do NEQ/AAC, Inês Pardal. Até ao momento, foram apresentadas oito demissões.
Para o antigo vice-presidente, “tudo começou com as demissões de outubro e novembro, onde se começou a notar uma certa atitude da presidente em relação aos membros da equipa que não era adequada”. Daniel Inácio comenta que, apesar de o primeiro mandato da atual cabeça do núcleo ter decorrido “na perfeição”, no segundo a dirigente “não tinha a mesma motivação para a equipa e não estava sequer interessada no envolvimento nas atividades”.
Em declarações ao Jornal A Cabra, o presidente do CF/AAC, Luís Carvalho, explicou que o orgão teve conhecimento do sucedido no passado dia 3 de abril e logo no dia 4 tentou tomar medidas. No entanto, devido à “rapidez” da resposta do CF/AAC ao ocorrido, o presidente confessa que o orgão devia ter “analisado e dado mais tempo” para agir. No que toca à queixa apresentada pelo antigo vice-presidente do NEQ/AAC, Luís Carvalho adiantou que a mesma foi “reencaminhada para a Comissão Disciplinar da AAC”.
O dirigente associativo refere que a decisão tomada na segunda-feira pelo orgão fiscalizador da casa vai ter de ser revogada, visto que “são necessárias, pelo menos, mais duas demissões” para que o NEQ/AAC seja exonerado. Ressaltou ainda que espera que o problema seja resolvido “com a maior brevidade possível”.
Segundo Luís Carvalho, o CF/AAC vai reunir no dia 9 de abril para discutir a revogação da decisão anunciada. O Jornal A Cabra tentou entrar em contacto com a presidente do NEQ/AAC, no entanto não obteve resposta.
