Docentes e encarregados de educação integram produção do espetáculo. Atuação contribui para ensino prático de estudantes. Por Iris Palma
O Conservatório de Música de Coimbra (CMC) vai apresentar, nas Festas da Cidade, a ópera “Os Contos de Hoffmann” de Jacques Offenbach, no dia 3 de julho. Prevê-se que cerca de 200 alunos participem no espetáculo, com a ajuda de docentes e encarregados de educação para a parte performativa e de produção.
A criação deste espetáculo foi discutida após uma reunião entre o diretor do CMC, António Devesa, e o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva. O presidente disponibilizou o Convento São Francisco para uma atuação incluída no programa das Festas da Cidade.
Os ensaios para este espetáculo já se iniciaram e António Devesa comenta “que os docentes e alunos estão a ir para além das expectativas do ensino.” O espetáculo vai decorrer após o final deste ano letivo, o que, de acordo com o diretor, implica “mais trabalho e tempo da parte dos docentes e estudantes”. A obra “Os Contos de Hoffmann” de Jacques Offenbach foi escolhida porque apesar de ser complexa é “também fazível”, explica.
Carla Pais, professora do estúdio de ópera, acredita que “o convento vai ter bastante público”. A docente reitera que “não se desenvolvem este tipo de espetáculos em Coimbra” e que esta iniciativa é uma forma de começar a investir no género musical. O diretor afirma ainda que existe um elemento de proximidade entre os artistas do CMC e o público conimbricense.
António Devesa descreve este género de espetáculo como um ensino “para além das quatro paredes” de uma sala de aula. O diretor afirma que este tipo de projetos se revelam desafiantes para os alunos pois implicam o “reconhecimento de todos os trabalhos” de produção e de performance.
