Ciência & Tecnologia

Semana Internacional do Cérebro celebrada em Coimbra

Sara Sousa

Iniciativa envolve participação da comunidade em experiências práticas. Prevê-se estreia de peça de teatro como uma das atividades. Por Sara Sousa

É em março que se celebra a Semana Internacional do Cérebro, organizada pelo Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) e o Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra (iCBR) da Universidade de Coimbra (UC), membros do consórcio de investigação CIBB (Center for Neuroscience and Cell Biology). Ao longo do mês realizam-se diversas atividades no âmbito da iniciativa “Trilhos do Cérebro”.

Carolina Caetano, organizadora do projeto, conta que as “ideias foram dadas por um conjunto de pessoas em colaboração com investigadores e neurocientistas do CNC”. De acordo com Carolina Caetano, o objetivo da iniciativa é “envolver a comunidade em neurociência”. Acrescenta também que pretende que o projeto “alerte as pessoas para a saúde do cérebro e a importância de estudá-lo”.

A Semana Internacional do Cérebro é organizada pela Fundação Dana e pela Federação Europeia das Sociedades de Neurociências (FENS), que é quem “financia este tipo de atividades”. Segundo a organizadora, após a submissão do projeto na iniciativa internacional, ganharam “algum financiamento para fazer a atividade em Coimbra”.

Dinamizar a aprendizagem das neurociências

Uma das atividades é o “Brain Gain: À Descoberta das Neurociências”, um evento ‘online’ dirigido a estudantes do ensino superior que tem várias sessões e “envolve médicos e cientistas de todo o país”, como refere Carolina Caetano. Para esta atividade é obrigatório registo prévio. De 4 a 13 de abril, vai decorrer um concurso chamado “The Brain Challenge”, no qual os vencedores ganham a oportunidade de estagiar com neurocientistas da rede Sociedade Portuguesa de Neurociências.

O programa também conta com a atividade “Neurocientistas vão às escolas”, entre os dias 14 e 25 de março, de modo a promover a comunicação de ciência ao público escolar. Nas visitas às escolas, “os cientistas vão explicar aos alunos alguns temas que exploram no CNC, através da utilização dos materiais do centro”. A atividade está prevista para estabelecimentos de ensino do pré-escolar até ao 12.º ano.

Além disso, no dia 18 de março, vai celebrar-se o “Dia Mundial do Sono”, dedicado à sensibilização para o sono e distúrbios associados. Conta ainda com a estreia de uma peça de teatro, “Morfeu e Apneia”, no Convento São Francisco. Já a 25 e 26 deste mês vai ter lugar a “Feira do Cérebro”, no Jardim Botânico da UC, que envolve “pequenas experiências e conversas com neurocientistas”.

A responsável pelo projeto revela que têm tido muita adesão e destaca a resposta das escolas, uma vez que foram “mais de 40 inscritas”. Apela ainda à participação da comunidade de Coimbra nas atividades propostas, que são todas gratuitas. 

To Top