Cidade

Hospital do Ursinho toma conta do Alma Shopping

Larissa Britto

Atividade ajuda crianças a superarem medo de ambientes hospitalares. Estudantes de Medicina são voluntários na iniciativa. Por Larissa Britto e Eduardo Neves

Arrancou no dia 14 de março a 18ª edição do Hospital do Ursinho, iniciativa promovida pelo Núcleo de Estudantes de Medicina da Associação Académica de Coimbra (NEM/AAC), em parceria com seis núcleos, que dinamizaram o espaço. A edição anterior foi levada às escolas e, ao voltar a funcionar em pleno, apresentou as suas atividades no Alma Shopping.

O Hospital do Ursinho é uma iniciativa direcionada para crianças, com o objetivo de integrar menores em atividades de consultório num ambiente lúdico, onde se tornam confortáveis com o meio hospitalar. Os pacientes são ursos de peluche, que são trazidos pelas próprias crianças. Esta edição contou com a participação do 2º Jardim-Escola João de Deus, além de quatro outras escolas.

Eulália Luzirão, coordenadora geral do Hospital do Ursinho, faz uma avaliação positiva do evento após terem recebido já quatro turmas de alunos. Explica que a felicidade das crianças no espaço é visível, tanto que “andam de um lado para o outro, nem sabem onde parar”. Eulália preza as aptidões sociais que ambas as partes ganham. Destaca que “como estudante de medicina é importante saber como elas se comportam e, por outro lado, desmistificar o medo da bata branca” para os menores.

Susana Torres, coordenadora de projetos do NEM/AAC, declara que a iniciativa visa dar “um dia diferente às crianças”. Este ano houve vários progressos e o facto da edição ter um espaço físico contribuiu para o Hospital do Ursinho “ganhar forma”, garante a coordenadora. Ana Isabel Pinto, vice-presidente do Núcleo de Estudantes da Ciências do Desporto e Educação Física da AAC, recebeu e aceitou o convite de trazer alguma diversidade ao local. A associativista aproveitou a presença para enquadrar o desporto com a saúde, algo “renegado pela sociedade”.

Por seu lado, Fernanda Sousa, professora do 2º Jardim-Escola João de Deus, acha importante o propósito da iniciativa para “as crianças ficarem mais à vontade, sobretudo quando é necessário irem ao hospital ou ao centro de saúde”. O Hospital do Ursinho conta com a presença de estudantes de Medicina que se voluntariam para estarem presentes com os alunos. Este é o caso de Carolina Soares, participante desta edição, que afirma que “as crianças só têm coisas boas a receber desta atividade”. Explica que “algumas delas têm traumas e aqui percebem que é normal, fazem de conta que o ursinho passou pelo mesmo e ficou tudo bem”.

O Hospital do Ursinho continua de portas abertas até dia 20 deste mês e conta receber mais turmas de outras escolas.

To Top