Ciência & Tecnologia

Exploratório une Dia do Pai e Ciência em fim de semana de eventos 

Fotografia cedida pelo Exploratório

Iniciativa promove atividades conjuntas para pais e filhos. “Ciência Laboratório” explora ciência por trás de objetos do quotidiano. Por Beatriz Jales 

Este fim de semana, o Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra convida as famílias a explorar Ciência e celebrar o Dia do Pai. Trata-se de um conjunto de eventos diversos que vão desta sexta-feira ao domingo no espaço do Exploratório e do Alma Shopping.

Das atividades, vale a pena citar as exposições, no espaço Family Labb, as sessões de cinema a 360 graus, no Hemispherium, e a segunda sessão do programa “Há Ciência”. Além disso, os dois espetáculos interativos do Exploratório, “Ora Bolas! Ciência em Palco” e “Som – Ciência em Palco”, continuam com a programação regular. 

Sobre os eventos voltados ao público infanto-juvenil, o diretor do Exploratório Ciência Viva de Coimbra, Paulo Trincão, esclarece que há uma “variação das programações que existem nos dias” e reforça que, por isso, “as pessoas devem ir ao que mais as agrada”. Complementa ainda que “os eventos estão voltados a um público infanto-juvenil e centrados numa perspetiva de os pais estarem com seus filhos e fazerem coisas em conjunto”. 

Paulo Trincão relembra também a importância de atividades como estas entre pais e filhos e acredita que são “uma oportunidade extraordinária”. No decorrer do período, também ocorrem eventos voltados aos adultos, como a exposição “Transversalidades”, que, em conjunto com o Centro de Estudos Ibéricos, aborda diálogos imagéticos entre Brasil e Portugal e a palestra “Conversar é o melhor remédio” com a doutora Jéssica Vidal, que discorre acerca da saúde digital. 

No domingo, às 15 e às 17 horas, há a sessão aberta “Ciência Laboratório”, com  o tema explorar a ciência que existe no papel. Paulo Trincão explica que esta edição reflete sobre “objetos do quotidiano das pessoas”. Por outras palavras, tal sessão permite que as famílias “descubram aspectos científicos e tecnológicos de materiais que todos têm em casa, mas nunca os viram nessa perspetiva”, reitera o diretor do Exploratório Ciência Viva de Coimbra. 

To Top