Evento pretende alavancar a participação de estudantes. Plantação de árvores programada para compensar impacto ambiental. Por Jorge Botana e Larissa Britto
O Rali Queima das Fitas volta à estrada. A Secção de Desportos Motorizados da Associação Académica de Coimbra (SDM/AAC) confirma que o evento vai acontecer no dia 14 de maio, sábado que antecede as comemorações da Queima das Fitas. A competição vai partir do Estádio Cidade de Coimbra e, após oito horas de duração, vai terminar na Praça Dom Dinis.
O presidente da SDM/AAC, Diogo Rodrigues, avança que a prova, inserida no programa da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, vai-se desenrolar “em estrada aberta e é dedicada a viaturas históricas”. O requisito é que as viaturas participantes “tenham mais de 25 anos”. Algumas, segundo comenta o responsável pela SDM/AAC, “são réplicas de automóveis de ralis que aconteciam nos anos 1970 e 1980”.
Além desta novidade, o rali pretende convidar uma vez mais a comunidade académica a “aceitar o desafio”, afirma Diogo Rodrigues. Este desafio encontra-se na modalidade Troféu do Estudante, categoria inaugurada na edição 2021 e contou com a presença de cinco pares de alunos da universidade. A SDM/AAC pretende agora “promover mais a participação”, com “boas condições” a um custo reduzido na inscrição, que começa na segunda-feira, dia 4 de abril.
A presente edição do rali conta também com um cariz ambiental. Os organizadores foram desafiados pela Câmara Municipal de Coimbra, candidata a um programa europeu de cidades sustentáveis, para incorporar “a preocupação ambiental” ao evento. Neste sentido, o responsável pela SDM/AAC afirma que “vai haver uma plantação de árvores” para cobrir a pegada ecológica que terá a prova. Com isso, destaca que a ideia é continuar a iniciativa ao longo do ano.
No próximo dia 14 de maio, os carros vão partir às 14h00 do Estádio Cidade de Coimbra e vão percorrer trezentos quilómetros até chegar pelas 22h30 à Praça Dom Dinis, no Polo I da Universidade de Coimbra. Além disso, a programação do Rali Queima das Fitas inclui, segundo explica a organização em comunicado de imprensa, uma “combinação de classificativas desafiantes” a percorrer as paisagens da Serra do Buçaco e do Caramulo.
