Ciência & Tecnologia

Coimbra prepara-se para receber Dia Internacional da Matemática

Arquivo

Dia de atividades temáticas vai contar com palestras e exposições de arte. Departamento de Matemática da UC relembra a importância da área na sociedade. Por Sofia Ramos

No próximo sábado, dia 12, decorre no Departamento de Matemática (DM) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) as celebrações do Dia Internacional da Matemática. O projeto, intitulado de “A Matemática Une”, surge da associação entre o DM com o Centro de Matemática da UC (CMUC), a Delegação Regional do Centro da Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) e a União Internacional de Matemática.

Inicialmente intitulado como Dia do PI, 14 de março foi oficialmente reconhecido pela UNESCO como Dia Internacional da Matemática em 2020. “Portugal é um dos países que, todos os anos, tem mais eventos a decorrer”, explica Margarida Camarinha, docente no DM e presidente da Delegação Regional do Centro da SPM. Esta vai ser a primeira edição presencial do evento.

“A matemática é uma linguagem universal que permite que todos possam comunicar uns com os outros, sem precisar de falar a mesma língua”, é assim que define Margarida Camarinha o tema escolhido. Relembra que “o desenvolvimento tecnológico da sociedade tem por base a matemática” e que “já não podemos viver numa sociedade evoluída sem o uso de tecnologias”.

Os temas a ser explorados ligam a disciplina às artes, pois “em matemática também se cria, às vezes é só imaginação aliada ao sentido lógico das coisas”, ilustra a presidente. Sobre esta luz será apresentada a exposição dos vencedores do concurso “A Matemática em União com…”, que contou com 355 candidaturas. Estudantes do terceiro ciclo ao secundário, de cerca de 60 escolas de Portugal continental e ilhas, desenvolveram projetos de murais relacionados com a área.

As comemorações iniciam-se às 10 horas com a palestra “Padrões e simetrias em música”, por Carlota Simões, professora do DM. De seguida, realiza-se a entrega de prémios do concurso “Matemática e Arte de Rua” e, pelas 11h30, é inaugurada a exposição. O dia termina com uma edição das Tardes de Matemática no Museu da Ciência, intitulada de “Equações que dançam a coreografia das multidões em movimento”, com Sílvia Barbeiro, investigadora do CMUC e docente do DM.

To Top