Cidade

CMC promove iniciativa para apoio e acolhimento de refugiados ucranianos

Arquivo
Arquivo

Formulários de inscrição disponibilizados ‘online’ ou por atendimento nos Paços do Concelho. Banco de famílias conta já com mais de 50 apoios. Por Raquel Lucas 

“A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) não tem resposta para dar a nível de habitação aos refugiados e, portanto, teve de recorrer à comunidade”. Estas são as palavras de Ana Cortez Vaz, vereadora da CMC com o pelouro da Ação Social, quando questionada sobre o principal motivo que levou à criação da iniciativa. 

O projeto, que em menos de 24 horas reuniu mais de 50 inscrições, pretende criar condições logísticas e apoiar famílias ucranianas que se encontrem à procura de asilo, em Coimbra. Desta forma, está a ser feito o levantamento da disponibilidade de acolhimento por parte dos moradores, assim como de assistência psicológica, doação de bens e serviços de tradução e educação. 

Ana Cortez Vaz salienta que a necessidade de criar o banco de famílias surgiu, em grande parte, devido à quantidade de chamadas recebidas por parte dos munícipes, que pretendiam ajudar os refugiados. “Hoje pela Ucrânia, amanhã por nós e sempre pela dignidade humana”, ressalta a vereadora. 

Numa fase inicial, a iniciativa não prevê qualquer tipo de apoio financeiro. A informação sobre o projeto pode ser acompanhada através das redes sociais e do ‘site’ do município de Coimbra. Os centros de recolha de bens foram encerrados pela CMC, uma vez que não estavam a ser “asseguradas as condições logísticas de receção dos bens, nem na Ucrânia, nem nos locais de fronteira”, explicaram através das redes do município. 

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas através de um formulário ‘online’ ou por via telefónica, a partir do contacto da Divisão de Intervenção e Ação Social da CMC. Também é possível aderir à iniciativa de forma presencial nos Paços do Concelho ou na Loja do Cidadão. 

To Top