Câmara Municipal de Coimbra cria dois pontos de recolha para ajudar povo ucraniano. Bombeiros Sapadores e edifício 12 da Rua Ferreira Borges abrem portas para receber todo qualquer tipo de bens. Por Sofia Variz Pereira
Em Coimbra, as dificuldades pelas quais o povo ucraniano está a passar não foram esquecidas e, como resposta, a Câmara Municipal de Coimbra (CMC) criou dois pontos de recolha de bens. Desde dia 1 de março que os Bombeiros Sapadores de Coimbra abriram as suas portas para receber o contributo de qualquer pessoa que se mostrasse disponível a fazer donativos. Para expandir estes locais, o edifício 12 da Rua Ferreira Borges está pronto desde o dia 2 de março a receber também ajuda material.
Até ao momento, roupa tem sido o bem mais recebido. No entanto, é importante relembrar que “o que interessa, agora, nesta ajuda urgente são as roupas mais quentes”, confessou Ana Cortez Vaz, vereadora da Ação Social da CMC. Além disso, “calçado mais quente, sacos-cama, toda a parte dos enlatados, as comidas prontas a ser consumidas e os materiais de higiene” também são precisos acrescentou. Ao nível da medicação, a vereadora relembra que estão a ter o cuidado de aceitar apenas “cuidados médicos não prescritos”.
“O povo português, é, no geral, solidário e Coimbra tem-se mostrado também solidária”, revelou a vereadora acerca da resposta dos conimbricences às necessidades do povo ucraniano. A expansão dos pontos de recolha deve-se ao facto de “as pessoas que queiram ajudar consigam ter essa resposta”, acrescentou. Apesar de a situação ser “devastadora”, Ana Cortez Vaz diz estar orgulhosa de toda a ajuda entregue pelos cidadãos conimbricences.
Aliadas a esta recolha estão também outras entidades, tais como a Associação Académica de Coimbra, o Instituto Politécnico de Coimbra e também outras juntas de freguesias. Estas instituições recolhem os bens e entregam-nos para, mais tarde, serem levados.
