Ciência & Tecnologia

InovC+ vem ligar a investigação à indústria

Fotografia cedida por Nuno Gomes

UC Buisness recebe 3,39 milhões para a valorização da ciência. Projeto proporciona educação e ferramentas para desenvolvimento tecnológico. Por Sofia Ramos

Na passada quarta-feira, dia 16, foi apresentado o Programa Estratégico Especial piloto InovC+ para a valorização e o desenvolvimento de redes de transferência científica e tecnológica. A quarta edição deste projeto, liderada pela Universidade de Coimbra (UC), visa o desenvolvimento de um Ecossistema Regional de Inovação Inteligente que propicie a colaboração entre a academia e o setor empresarial.

O lançamento realizou-se no auditório da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), durante a conferência ‘Da especialização inteligente à sustentabilidade e competitividade da região Centro’. O evento contou com a presença da presidente da CCDRC, Isabel Damasceno, do Reitor da UC, Amílcar Falcão, e do Vice-Reitor da UC para a Inovação e o Empreendedorismo, Luís Simões da Silva. Foi ainda realizada uma mesa-redonda sobre ‘O contributo do ecossistema de inovação inteligente para o reforço da competitividade da região centro’.

O projeto propõe o acompanhar o desenvolvimento de investigação com potencial econômico através de campanhas de Sensibilização, sessões de ‘networking’ e ‘Think Tanks’, assim como acompanhamento de ‘mentoring’ e ‘Coaching’. Nuno Gomes, investigador responsável pelo projeto e Gestor de Inovação e Empreendedorismo na UC Business, explica que “gestores de ciência e inovação dos vários gabinetes de transferência de conhecimento irão contactar diretamente com empresas e fazer visitas para identificar novas oportunidades de investigação”.

O programa tem como foco principal “acompanhar os investigadores e as empresas na evolução na cadeia de valor e na evolução da tecnologia, até que esta possa ser comercializada”, afirma o investigador. No final, os projetos desenvolvidos serão divulgados a nível nacional e internacional. Investigadores podem entrar em contacto com a UC Buisness para obter um acompanhamento mais personalizado do seu projeto. 

Esta edição será implementada por toda a região centro com a colaboração de 19 entidades, nove das quais instituições de ensino superior como parceiros nucleares. A iniciativa conta com cerca de 3,39 milhões de euros através do programa Centro 2020, com apoio da União Europeia.

To Top