Desporto

Coimbra recebe competição nacional de Badminton

Fotografia cedida por Federação Portuguesa de Badminton

Muitos dos atletas jogam pela primeira vez em equipa, em casa. Há mais de uma década que cidade não acolhe este tipo de competição. Por Gabriela Moore

Este fim de semana, o Pavilhão n.º 3 do Estádio Universitário de Coimbra recebe alguns jogos da Liga de Clubes – Campeonato Nacional de Equipas Mistas. Nesta Jornada Concentrada, realizam-se três jornadas no sábado, pela 1ª divisão, e outras duas no domingo, pela 2ª divisão. 

O vice-presidente da Secção de Badminton da Associação Académica de Coimbra (SB/AAC), Diogo Silva, também atleta e treinador da equipa, conta que o objetivo principal deste fim de semana é “tentar ganhar pelo menos duas das três jornadas, para conseguir somar seis pontos” e, deste modo, contribuir para a expectativa de se manter na primeira divisão. A equipa mista da SB/AAC ocupa, neste momento, o sexto lugar – que é o mínimo que tem de alcançar para cumprir esta meta. 

Diogo Silva refere que a realização deste evento na cidade “já é algo muito esperado”. Há dois anos, a competição estava marcada para ser em Coimbra, mas a pandemia começou, o confinamento foi decretado e a Jornada Concentrada foi cancelada. Só agora foi possível voltar a colocar uma parte do campeonato na cidade dos estudantes. 

A Federação Portuguesa de Badminton (FPB) e a SB/AAC são as responsáveis pela organização. O vice-presidente da secção afirma que estão a encarar esta tarefa “com muita responsabilidade, para que nas próximas épocas a FPB continue a organizar uma Jornada da Liga de Clubes em Coimbra”. O atleta afirma que “há pelo menos 15 anos” não acontece uma Jornada Concentrada na cidade, sendo que esta última foi dos escalões de formação. 

O facto de ser uma competição em equipa é algo que “motiva muito” os atletas da AAC, segundo Diogo Silva. Isto porque “enquanto secção da AAC”, trabalham, além das competências desportivas, o “desenvolvimento pessoal e social, o saber estar em grupo e trabalhar em conjunto”. Por isto, a oportunidade de participar numa prova de equipas é uma forma de “lutar ainda mais, não só pelo clube, mas pelos colegas que, ao longo dos anos, ajudaram a crescer como jogadores e como pessoas”, defende. 

Representar o clube em casa também é algo que entusiasma Diogo Silva. “Mesmo com muitos anos de Badminton, é a primeira vez que surge a possibilidade de jogar uma prova de equipas em casa”, declara. A expectativa é que pessoas ligadas à SB/AAC, os seus familiares e amigos sejam a maior parte do público do fim de semana. No entanto, o treinador acrescenta que, “se ao longo do dia outras pessoas surgirem, a equipa vai ficar muito satisfeita com o apoio adicional”. 

Os atletas a representar a AAC nesta Jornada Concentrada são Ana Santos, Diana Santos, Gabriela Simões, Inês Garcia, Maia Coelho, Sofia Pestana, Diogo Silva, Hugo Fernandes, João Fernandes, Pedro Pedroso, Pedro Seco e Vítor Ferreira. A AAC enfrenta o seu primeiro adversário, Famalicense Atlético Clube, no sábado, dia 26 de fevereiro, às 10 horas. Pelas 14h, o confronto é com os atuais campeões nacionais da Che Lagoense. Por fim, enfrenta o Sporting de Braga às 18h. 

To Top