Ensino Superior

AAC e UC unem-se para recolha de sangue

Luísa Macedo Mendonça

Iniciativa vai ter lugar no Student Hub. Inscrições de dadores chegam às duzentas. Por Beatriz Jales e Luísa Macedo Mendonça

No dia 22 de fevereiro, ocorre uma recolha de sangue promovida em parceria pela Universidade de Coimbra (UC) – através da plataforma de voluntariado UCTransforma –, a Associação Académica de Coimbra (AAC) e o Instituto Português do Sangue e Transplantação (IPST). A iniciativa vai decorrer em duas fases, das 9h30 até às 13h e das 14h até às 18h30.

Como refere o presidente da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC), Cesário Silva, com a pandemia da COVID-19, “os hospitais passaram por momentos de sobrecarga, o que levou à necessidade de colmatar problemas como, por exemplo, a falta de sangue”. Acrescenta ainda que, dessa forma, “surge a iniciativa que, apesar de promovida pela UC, é aberta a qualquer pessoa que esteja interessada em participar”.

A iniciativa vai ter lugar no espaço do Student Hub, já que “é um espaço renovado e permite melhores condições para a recolha, e é também o melhor para evitar contaminações”, justifica Cesário Silva. Garante ainda que todo o processo vai ser realizado por profissionais de saúde capacitados para tal, o que assegura a total segurança do projeto.

De maneira a garantir a viabilidade do sangue doado, é realizado um inquérito por um profissional, que certifica que o dador cumpre os critérios gerais de doação sanguínea estipulados pelo IPST. O presidente da DG/AAC afirma que, apesar desses critérios ou mesmo o “medo de agulhas” desencorajarem muita gente de doar, “é preferível, na dúvida, irem lá, fazerem o inquérito e informarem-se”.

Ainda assim, a UC e a AAC consideram favorável o número de inscrições até agora. De acordo com a gestora da UCTransforma, Mariana Felício, apesar do número de inscrições na plataforma ter alcançado as duzentas, são esperadas por volta de 150 recolhas, “o que, num dia, é muito positivo”.

As instituições envolvidas têm vindo a promover em conjunto diversas iniciativas de voluntariado. O presidente da DG/AAC aponta este como “um ótimo momento para os estudantes poderem contribuir para a situação do país”, no que diz respeito à importância da doação de sangue para os serviços de saúde.  As inscrições para a recolha podem ser feitas através da plataforma UC Transforma, mas, segundo Mariana Felício, “não vai ser negada a recolha a interessados não inscritos, ainda que a inscrição seja importante por motivos de controlo”.

Mariana Felício ainda relembra que “é importante realizar este tipo de ações e qualquer pessoa pode deslocar-se ao IPST, que realiza recolhas semanais”. Por sua vez, Cesário Silva conclui que “durante o ano vai haver diversas iniciativas deste género de cariz social para as quais toda a comunidade pode contribuir”.

To Top