Eventos que ocorreriam de forma presencial passaram para ‘online’ dada a situação pandémica. Medida procura diminuir novos casos de COVID-19. Por Luiz Carlos Cavalini e Beatriz Jales
A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) decidiu cancelar os eventos presenciais de final de ano, dado o alto contágio por COVID-19, além do aparecimento da nova variante Ómicron. Agora, as apresentações de Quinta do Bill, Dj Pedro Carrilho e Dj Rui Tomé vão ser realizadas de forma remota, a partir do Convento São Francisco.
O valor estimado para a comemoração, que outrora se realizaria na Baixa de Coimbra, foi de 180 mil euros. No entanto, com a mudança para o formato digital, o valor foi reduzido para 42.705,60 euros, segundo o comunicado de imprensa. Dessa forma, o restante do valor que seria destinado para a festividade vai ser utilizado para melhorias na rede de transportes da cidade de Coimbra.
Joana Coelho, estudante de Design e Multimédia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (UC), não tinha conhecimento das festividades que seriam realizadas em Coimbra, mas sente-se “triste por ver a situação pandémica agravar-se mais uma vez”. No entanto, ainda que o sentimento seja de tristeza, a estudante da UC acredita “ser uma medida necessária” para parar a disseminação do vírus da COVID-19, ressalta a jovem.
Por sua vez, Mariana Calado, estudante de Psicologia da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da UC, confirma estar informada acerca do formato remoto do evento, “assim como no ano passado”, acrescenta a estudante. Complementa, ainda, ter assistido aos concertos no ano anterior e reporta “uma experiência bastante positiva”. Assim, confessa pretender assistir ao evento este ano. De acordo com a discente, esse tipo de adaptação “evita ajuntamentos e permite que mais pessoas possam assistir aos concertos”, de forma a “tornar a cultura mais acessível a todos”.
O tradicional espetáculo de fogo de artifício no rio Mondego mantém-se, com duração de dez minutos, realizado a partir da Praça da Canção, como nos últimos anos. As apresentações iniciam-se às 21h30 e são transmitidas pelo site www.fimdeanoemcoimbra.pt.
