Ensino Superior

Nova sala inclusiva na Biblioteca Geral da UC

Fotografia cedida por Marta Costa (UC)

Primeiro passo dado pela reitoria da Universidade de Coimbra (UC) para um ensino mais integrado. 120 estudantes podem usufruir do novo espaço adaptado. Por Iris Palma

Comemoração do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, na UC, abre com a inauguração da sala inclusiva para estudantes com dificuldades visuais e neuromotoras, no dia 3 de dezembro às 11h00, na Biblioteca Geral da UC (BG/UC). Alunos podem usufruir deste novo equipamento a partir de segunda-feira, o que permite ajudar em trabalhos universitários. 

A UC, em parceria com a Fundação Altice, oferece aos estudantes “a oportunidade de continuar o ensino superior de uma forma mais facilitada e mais justa”. A Sala de Leitura da BG/UC possui, agora, novas máquinas especializadas em conversão de texto para áudio e câmaras ‘eyetracker’ nos computadores, que permitem o funcionamento com o movimento dos olhos. O novo equipamento tem como função converter métodos tradicionais de ensino para uma revolução digital. 

O programa “UC for all” foca-se na integração dos estudantes e na sua inclusão na comunidade. A iniciativa conta com a inauguração de uma sala inclusiva para estudantes com deficiências neuromotoras e visuais e com uma conferência focada em oportunidades de empregabilidade inclusivas.

O diretor da BG/UC, João Gouveia Monteiro, comenta que o evento foi “um sucesso” e que “está feito o impossível, mas falta fazer o difícil”. Este “difícil” é a procura de “disponibilidade psicológica para a partir de agora por isto a funcionar”, explica. 

Com uma nova geração à porta, a BG/UC quer construir um novo caminho, para atingir uma maior inclusividade para os atuais e futuros alunos com necessidades educativas especiais. Com agora 120 estudantes como potenciais utilizadores, o diretor da BG/UC, espera que, após um período de teste, “mais pessoas possam confiar no apoio” desta instituição. 

To Top