Evento resulta de parceria entre grupos académicos de Coimbra para homenagear conclusão do III Ciclo Orphika. Espetáculo decorre hoje no Teatro Académico Gil Vicente. Por Beatriz Jales
O Orfeon Académico de Coimbra, o Coro Misto da Universidade de Coimbra (UC), a Tuna Académica da UC e a Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra (AAC) promovem a “Ba(da)ladas de Coimbra”. Neste evento, que decorre na noite desta quarta-feira de forma a assinalar a conclusão do “III Ciclo Orphika”, são interpretados, com adaptações, alguns dos temas mais marcantes da cultura coimbrã.
A soprano profissional Vera Silva “está a lançar a sua carreira e vai poder representar muito bem o concerto e engrandecer o evento”. Lara Martins, que faria participação especial no espetáculo que pretende homenagear Coimbra e a sua canção, não participa por motivos de saúde.
O concerto, segundo a presidente do Coro Misto da UC, Catarina Pastilha, conta com “músicas desde o fado à canção de Coimbra adaptada a coro e a orquestra” e surgiu da ideia de “juntar os grupos da academia para representar o encerramento do ciclo de música da UC”. Para isso, “organizou-se um concerto que tivesse a canção de Coimbra como ponto comum”, complementa a presidente.
Catarina Pastilha comenta também que se “espera que as pessoas apreciem o concerto e vivam a canção de Coimbra” e criem “um impacto positivo”. Sobre a plateia, a presidente espera que haja muita adesão e diz ter “todo o gosto em ter a casa cheia e ver um público contente a ouvir”.
Os bilhetes para o evento podem ser adquiridos na bilheteira do Teatro Académico Gil Vicente, em modo presencial ou pelo site. O valor dos bilhetes pode ser consultado nas redes sociais dos grupos envolvidos.
