Segunda edição do Prémio Literário Manuel Alegre é anunciado. Cerimónia contou com presença de Alberto Martins. Por Eduardo Neves
A Associação Académica de Coimbra (AAC) viu ser condecorado Manuel Alegre enquanto associado honorário, numa cerimónia que teve lugar na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Esta atribuição foi proposta em Assembleia Magna no dia 4 de outubro e foi aprovada por um consenso geral dos estudantes nela presentes. A ocasião foi aproveitada também para apresentar a segunda edição do Premio Literário Manuel Alegre.
Na presença de Alberto Martins, também associado honorário, foi atribuído o “título maior” da AAC a Manuel Alegre, ao fazer crescer a lista que conta já com personalidades como Rui de Alarcão e Francisco Salgado Zenha. João Assunção, atual presidente da Direção Geral da AAC, estimou este título a nível pessoal e afirma ser um “ponto importantíssimo” para toda a academia.
Assunção recorda Manuel Alegre como uma figura emblemática, não só em Coimbra, mas também no panorama nacional. Desde o seu percurso literário, político, e até desportivo, que Manuel Alegre “comunga os valores da AAC” e hoje, como associado honorário, vai conseguir sempre ser uma “voz fundamental”, afirma o dirigente.
Em final de mandato, João Assunção garante que o prémio literário Manuel Alegre foi um dos “pontos altos” do último ano, onde travou uma relação pessoal com o próprio. Despede-se do cargo com “um sentimento de dever cumprido”, ao mostrar especial apreço por esta atribuição.
