Comissão organizadora aguarda novas indicações. Está previsto que atividades se mantenham mesmo com um aperto do calendário. Por Jorge Botana e Sofia Ramos
Os Jogos Universidade de Coimbra (JUC) foram suspensos após a implementação das novas regras de contenção da pandemia, em vigor a partir de 1 de Dezembro. A comissão organizadora do evento aguarda agora a resposta da avaliação de risco que está a ser levada a cabo pelas autoridades de saúde locais.
A resolução, aprovada nesta semana pelo Conselho de Ministros, estabelece que todos os eventos desportivos podem ser realizados após um estudo que determina se o evento se pode realizar com segurança e de acordo com as orientações da Direção Geral de Saúde (DGS). Espera-se que na segunda-feira, 5 de dezembro, a organização conte com “informações mais concretas”, diz Filipa Godinho, técnica superior do Desporto UC.
A técnica salienta que a suspensão deve-se “a uma lógica de precaução e de proteção dos participantes” e assegura que não está prevista o cancelamento do evento. A intenção da comissão organizadora é que o evento decorra com a data de término prevista, embora possa ser necessário “uma calendarização um pouco mais condensada”.
Em relação a outras possíveis atividades desportivas organizadas pela UC, Filipa Godinho tenta tranquilizar a comunidade académica. Explica que a realidade destas atividades difere dos JUC pois “são bastante mais controladas” e a aplicação das regras de distanciamento e uso de máscara é mais fácil. Em Portugal, a pandemia encontra-se atualmente numa fase de crescimento de casos que se reflete na cidade. Segundo o último relatório publicado pela DGS, Coimbra encontra-se numa situação de risco elevado com uma incidência cumulativa de 391 casos por cem mil habitantes.
