Desporto

Jogos Universidade de Coimbra suspensos após novas restrições governamentais

André Crujo

Comissão organizadora aguarda novas indicações. Está previsto que atividades se mantenham mesmo com um aperto do calendário. Por Jorge Botana e Sofia Ramos

Os Jogos Universidade de Coimbra (JUC) foram suspensos após a implementação das novas regras de contenção da pandemia, em vigor a partir de 1 de Dezembro. A comissão organizadora do evento aguarda agora a resposta da avaliação de risco que está a ser levada a cabo pelas autoridades de saúde locais. 

A resolução, aprovada nesta semana pelo Conselho de Ministros, estabelece que todos os eventos desportivos podem ser realizados após um estudo que determina se o evento se pode realizar com segurança e de acordo com as orientações da Direção Geral de Saúde (DGS). Espera-se que na segunda-feira, 5 de dezembro, a organização conte com “informações mais concretas”, diz Filipa Godinho, técnica superior do Desporto UC. 

A técnica salienta que a suspensão deve-se “a uma lógica de precaução e de proteção dos participantes” e assegura que não está prevista o cancelamento do evento. A intenção da comissão organizadora é que o evento decorra com a data de término prevista, embora possa ser necessário “uma calendarização um pouco mais condensada”. 

Em relação a outras possíveis atividades desportivas organizadas pela UC, Filipa Godinho tenta tranquilizar a comunidade académica. Explica que a realidade destas atividades difere dos JUC pois “são bastante mais controladas” e a aplicação das regras de distanciamento e uso de máscara é mais fácil.  Em Portugal, a pandemia encontra-se atualmente numa fase de crescimento de casos que se reflete na cidade. Segundo o último relatório publicado pela DGS, Coimbra encontra-se numa situação de risco elevado com uma incidência cumulativa de 391 casos por cem mil habitantes.

To Top