Ciência & Tecnologia

Inovação na área tomográfica ganha espaço na UC

ICNAS recebe tecnologia de nova geração no estudo diagnóstico e terapêutico tumoral. Ação vem revolucionar projetos de investigação laboratoriais. Por Luiz Carlos Cavalini e Sofia Ramos

A Universidade de Coimbra (UC) inaugurou ontem, dia 7 de dezembro, o tomógrafo ‘Positron Emission Tomography’ (PET), estabelecido no Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde (ICNAS). Esta ferramenta surge com o intuito de revolucionar o cenário médico no campo terapêutico oncológico.

O investimento feito para a adoção da tecnologia avançada no ramo da radiografia custou 6,5 milhões de euros, provido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, e pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro. Este material de nova geração é baseado em tecnologia de tomografia por emissão de positrões. Esta permite a deteção de lesões de tamanhos reduzidos, algo de difícil identificação com os equipamentos usados atualmente.

O tomógrafo PET é um dos dois equipamentos recebidos no âmbito deste investimento que “permite reforçar a capacidade de investigação e diagnóstico do ICNAS”, como explicado em nota de imprensa. A sua chegada vai possibilitar a cooperação e troca de informação científica entre investigadores da UC e médicos. 

A aplicação deste recurso traz à UC prestígio no campo da medicina radiológica, graças ao caráter moderno e potente na realização de investigação terapêutica e de diagnóstico. Além disso, vai ser responsável por garantir uma convergência entre os aparelhos de medicina diagnóstica já existentes no Centro Hospitalar da UC.

To Top