Cidade

CMC promove concerto de Natal para população conimbricense

Sofia Puglielli

Evento vai ter uma vertente mais clássica este ano. Recital conta com participação de pianista de renome e quarteto de cordas de destaque internacional.  Por Larissa Britto e Sofia Puglielli

Com as festividades natalícias, a Câmara Municipal de Coimbra (CMC) organiza uma série de eventos para celebrar a época. Neste domingo, 12 de dezembro, o concerto de Natal, dinamizado pela CMC, terá lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho. A entrada é livre e os bilhetes podem ser levantados na Casa Municipal da Cultura até às 19h00 de 11 de dezembro ou no dia 12 de dezembro, a partir das 14h30, no edifício da Praça 8 de Maio.

Nas palavras do chefe da divisão de cultura e promoção turística, Joaquim Correia, este evento “demonstra ser uma oportunidade de abrir as portas da casa à população” que vai contar com a participação de músicos de excelência internacional. O pianista Filipe Pinto-Ribeiro (Artista Steinway) vai ser acompanhado por Mihaela Martin (violinista), Miguel da Silva (violinista), Frans Helmerson (violoncelista) e Tiago Pinto-Ribeiro (contrabaixista).

Os artistas vão apresentar um estilo de música voltado para panorama clássico. Ao contrário de edições anteriores, o pianista principal, seguido por um quarteto de cordas, não vai ser acompanhado por um vocalista. O chefe da divisão de cultura e promoção turística destaca que os critérios utilizados para a escolha dos artistas “foi a qualidade que se pretendia acrescentar ao concerto”.

Joaquim Correia explica como o programa para este Natal tenta explorar diferentes vertentes, e expõe como “a CMC pretende disponibilizar aos seus munícipes um conjunto de estilos diversos para que possam escolher uma vertente ou outra”. Assim, o plano cultural para o mês de dezembro inclui eventos que cobrem vertentes tanto populares como clássicas.

Para respeitar as orientações da Direção Geral de Saúde, o evento só terá capacidade para cerca de 90 pessoas. Joaquim Correia admite que “é um espaço não convencional e, em geral, não utilizado para concertos”. Declara também que o concerto de Natal é algo feito pela CMC “para a população e para cidade” e faz um apelo para uma maior “adesão por parte da população aos programas municipais”.

To Top