Ciência & Tecnologia

Investigador da UC defende teoria sobre extinção em massa

Fotografia cedida por Cristina Pinto

Vulcões podem ter ajudado na extinção dos dinossauros. Equipa investiga planalto do Decão, na Índia. Por Simão Moura

Num artigo publicado no dia 20 de outubro, Eric Font, investigador do Departamento de Ciências da Terra da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, debate o contributo da atividade vulcânica para a extinção dos dinossauros. À cabeça de uma equipa internacional, o geólogo analisa e data os indícios de vulcanismo durante a extinção em massa.

Desde 2010 que Eric Font se dedica ao estudo da relação entre o vulcanismo, o impacto do meteorito Chicxulub e a morte dos dinossauros. Em 2016 foi realizado um estudo em que a equipa estabeleceu que “antes do impacto do meteorito, já haviam ocorrências destas erupções vulcânicas”. O foco principal das suas pesquisas são os vulcões presentes no planalto do Decão, no centro e sul da Índia. Este novo estudo reforça que estas erupções ocorreram antes do impacto do meteorito, e podem ter contribuído para a extinção em massa.

No processo foram estudadas rochas sedimentares de Bidart, na França, à procura de isótopo de mercúrio, um resultado de erupções vulcânicas. Esta substância também pode, no entanto, ser gerada por impactos meteóricos, o que levou a que o estudo de 2016 fosse recebido com alguma controvérsia. Deste modo, a equipa investigou a composição do isótopo de mercúrio e o comportamento de outros elementos. Os resultados dão mais força à teoria que as maiores erupções ocorreram antes e durante a extinção, e podem ter contribuído para ela.

O estudo contou com o apoio dos investigadores Jiubin Chen, da Universidade de Tianjin, na China, Marcel e Anette Regelous, da Universidade de Erlangen-Nuremberg, na Alemanha, e Thierry Adatte, da Universidade de Lausanne, na Suíça, e dos meios facultados pelas respetivas instituições.

To Top