Consumo responsável e solidariedade dedicadas à leitura. Encontro permite uma vida nova aos livros usados através de princípios básicos de economia circular. Por Mateus Rosário
A Casa da Cultura recebe, no dia 27 de novembro, a primeira edição da Feira do Livro Dado pós-pandemia. A iniciativa apresenta-se ao público como um espaço de troca de livros usados, de solidariedade e convívio em torno dos livros. A feira regressa à Biblioteca Municipal de Coimbra entre as 11 e as 18 horas, com intervalo das 13 às 14 horas.
A responsável pela Casa da Esquina, Filipa Alves, define a Feira do Livro Dado como “um espaço que visa não só promover a leitura como também torná-la acessível”. “Os participantes não têm de pagar pelos livros para os ter, e desta forma há a possibilidade de troca ao invés da compra e um contributo para o consumo responsável”, clarifica Filipa Alves.
O projeto teve início em 2011 como um mercado de troca para crianças, onde a moeda fictícia servia de câmbio no comércio de produtos variados. A responsável pela Casa da Esquina expressa que “a ideia inicial permitia que as crianças utilizassem aquela moeda para trocar os produtos que levavam ao mercado”. À semelhança do projeto inicial, a feira foi reformulada para abranger todos os públicos.
Em 2018, quando a gestão da Casa da Esquina se apercebeu que o projeto estava a ganhar uma maior dimensão, a iniciativa passou a ter o formato atual. “Havia muitas pessoas que iam à Casa da Esquina com muitos livros sem saber o que fazer com eles”, explica Filipa Alves. “Nem sempre são livros que interessam às bibliotecas e esta foi uma maneira de fazer circular esses livros e criar esta circularidade da economia”, completa a responsável.
Com exceção dos livros escolares, todos os livros são bem vindos na Feira do Livro Dado. A entrada é gratuita e o requisito de participação é a oferta de, no mínimo, um livro. Dado as atuais medidas de contingência, a feira exige o preenchimento obrigatório do formulário de inscrição, disponível em https://forms.gle/Mc1edPRKnYjP88JJA.
