São atendidos utentes maiores de 65 anos e profissionais em risco. Vacinação contra a COVID-19 ocorre com marcação ou em regime de casa aberta. Por Frederico Biscaia e Daniel Oliveira
Face à necessidade da terceira dose de reforço da vacina contra a COVID-19, a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSCentro) reabriu o Centro de Vacinação de Coimbra (CVC) no dia 23 de novembro de 2021. O CVC localiza-se no Pavilhão Municipal Multidesportos Dr. Mário Mexia.
O alcance da meta de 85 por cento da população vacinada contra a COVID-19, no início de outubro, significou o encerramento do CVC. Desde então, a vacinação em Coimbra tem decorrido nos vários Centros de Saúde do concelho. No entanto, com a necessidade da administração de uma nova dose contra o SARS-COV-2, o processo de reforço da vacina volta a ocorrer no Pavilhão Dr. Mário Mexia. António José Silva, assessor de imprensa da ARSCentro, explica que a preparação para a reabertura do CVC foi concluída um dia antes da data prevista, pelo que o processo de vacinação no local foi iniciado mais cedo.
De acordo com o assessor, o CVC conta com a colaboração de cerca de 25 funcionários, entre os quais médicos, enfermeiros e administrativos. Também estão a trabalhar na organização funcionários da Câmara Municipal de Coimbra. António José Silva refere ainda que o espaço tem capacidade para vacinar 1600 pessoas por dia, das nove horas às 18 horas.
Estão a ser vacinados neste momento os utentes com mais de 65 anos, com marcação para a terceira dose da vacina contra a COVID-19, ou maiores de 75 anos em regime de casa aberta, ambos no mesmo horário. O CVC também está a administrar a vacina a grupos de profissionais em risco, tais como bombeiros envolvidos no transporte de doentes, funcionários de Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas, da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados e instituições similares.
Até ao momento, o processo de vacinação tem ocorrido dentro da normalidade, explica o assessor da ARSCentro. O CVC segue as normas da Direção-Geral da Saúde, que irá decidir em breve quais são os próximos grupos a serem vacinados.
