Cultura

Uma viagem aos primórdios do Fado

Foto cedida pela SFAAC

Espetáculo com componente narrativa e teatral marca o início deste ano letivo. Evento didático pretende revisitar as raízes da Canção de Coimbra. Por Jéssica Terceiro

“Da Alta à Baixa: um percurso pela música de Coimbra” é um espetáculo apresentado pela Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra (SF/AAC). Integrado no Festival Correntes de um Só Rio. Encontro da Canção, do Fado, da Música e das Guitarras de Coimbra, o evento decorre este próximo domingo, dia 3 de outubro, pelas 18 horas no Convento de São Francisco. O acontecimento cultural conta com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra e é somente organizado e pensado pela SF/AAC.

O Festival Correntes de um Só Rio já vai na sua quarta edição que arranca hoje e conta com uma vasta programação até dia 10 deste mês. Este projeto visa promover o Fado e a Canção de Coimbra e conta com a colaboração de inúmeros músicos e artistas da cidade. Com o objetivo de preservar a matriz musical nas suas diversas vertentes, são então apresentados os seis os grupos da SF/AAC. O Grupo de Fados e Guitarradas, a Orquestra Típica e Rancho, a Orxestra Pitagórica, o Grupo de Cordas, a Estudantina Universitária de Coimbra e a Estudantina Feminina de Coimbra.

O evento da Secção de Fado está dividido em duas partes. Uma primeira no final do século XIX e ínicio do século XX, onde numa perspetiva mais teatral os grupos abordam a música que se tocava e se ouvia pelas ruas da cidade. Pedro Andrade, presidente da SF/AAC, explica que vai ser “um espetáculo que procura revisitar o início do fado de Coimbra”. Acrescenta ainda que “nesta primeira parte umas músicas são mais ligadas à baixa e às futricas e outras à alta e aos estudantes”.

Numa segunda parte, a SF/AAC passa do final do século XIX para o século XXI, onde os vários grupos tentam manter vivo aquilo que se fazia em Coimbra há mais de 100 anos. Pedro Andrade afirma que “o espetáculo vai influenciar o estilo de música que representa a cidade e a academia”. O evento vai percorrer alguns momentos desde as fogueiras de S. João até à primeira geração d´oiro do Fado de Coimbra e aos saraus académicos.

Os bilhetes podem ser adquiridos na Ticketline ou através da bilheteira do Convento de São Francisco e os preços vão desde os 5€ aos 8€. No que toca às normas de segurança, a lotação máxima já é permitida e apenas é obrigatório o uso de máscara.

To Top