Delegação da universidade assinou três acordos. Vice-Reitor para as Relações Externas reuniu com primeiro-ministro cabo-verdiano e outras figuras do governo. Por Tomás Barros
A Universidade de Coimbra (UC) visitou Cabo Verde entre os dias 5 e 7. Nesta visita com o propósito de assinar acordos de cooperação científica, académica e cultural, a delegação da UC ainda reuniu com o primeiro-ministro, o ministro da Cultura e secretária de estado do Ensino Superior.
O primeiro acordo a ser celebrado foi com a Caixa Económica de Cabo Verde almeja a prestação de serviços na área da transformação digital financeira. Ciência de dados, ‘blockchain’ e segurança de sistemas informáticos são alguns dos serviços especializados abrangidos.
A UC acertou com a parceria da Universidade de Santiago várias ações no âmbito do intercâmbio de estudantes, docentes e investigadores. Ficou também acordado com a Procuradoria-Geral da República de Cabo Verde um protocolo de cooperação académica, científica e cultural que projeta uma série de ações de formação.
O vice-reitor, João Nuno Calvão, salienta a importância destes acordos, num momento em que “a UC tem estreitado relações com instituições de todo o mundo lusófono”. Acrescenta ainda que a visita, apesar de breve, foi “marcante pela relevância estratégica das reuniões de trabalho” e pela “importância pratica dos protocolos”.
