Ensino Superior

Presidente do Conselho Fiscal assume presidência da Comissão Eleitoral

Arquivo

Após cartas de renúncia dos membros da MAM/AAC à presidência da Comissão Eleitoral, Laurindo Frias teve que assumir o cargo de liderança. As eleições relativas à DG/AAC e à MAM/AAC decorrem em novembro. Por Carina Costa

Depois de o mesmo ter acontecido nas eleições para o Conselho Fiscal da Associação Académica de Coimbra (CF/AAC) e para a Comissão Disciplinar da AAC em maio, o CF/AAC teve que assumir responsabilidades uma vez mais. Segundo o artigo 183º dos Estatutos da AAC, aquando da impossibilidade dos membros da Mesa da Assembleia Magna da AAC (MAM/AAC) de assumirem o cargo, a liderança da Comissão Eleitoral compete ao presidente do CF/AAC.

O presidente do CF/AAC, Laurindo Frias, explica que “as pessoas quando assumem um compromisso sabem quais são as responsabilidades que têm para com a AAC” e, por essa mesma razão, assumiu sem hesitar. “Não vamos pôr em risco a não eleição dos dois principais órgãos da casa, que são a MAM/AAC e a Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra, porque não temos quem liderar a Comissão Eleitoral”, completa.

O presidente da MAM/AAC, João Lincho, por sua vez esclarece que a razão que levou à renúncia da liderança foi “a falta de disponibilidade que esse cargo carece”. O presidente justifica que “não quer estar a fazer uma coisa para a qual não tem o que é preciso” e, por isso, prefere “não inventar”. Em relação aos restantes membros, João Lincho expõe que são razões semelhantes: “não se sentem confortáveis para assumir essas eleições, porque não é uma coisa que se faz de um dia para o outro”.

O agora presidente da Comissão Eleitoral garante que não “quer de forma alguma que as eleições sejam postas em causa” e para isso há que ter uma “Comissão Eleitoral forte e que saiba o que está a fazer”. Laurindo Frias relembra que as eleições vão decorrer até o fim de novembro, como os estatutos preveem, mas antes terá que ser aprovada em Assembleia Magna.

To Top