Ensino Superior

Manuel Alegre distinguido por dádivas à academia coimbrã

Beatriz Jales

Comunidade estudantil de Coimbra aprovou em Assembleia Magna a condecoração de Manuel Alegre enquanto associado honorário da AAC. João Assunção destaca contribuição do político na cultura, desporto e liderança na luta pela democracia. Por Francisco Barata e Joana Carvalho

O auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra (UC) acolheu hoje a Assembleia Magna de caráter extraordinário, com o objetivo de condecorar Manuel Alegre com o título de associado honorário da Associação Académica de Coimbra (AAC). A sala contou com um quórum de 251 pessoas, sem se ter registado quaisquer intervenções. A proposta de condecoração, apresentada pela Direção-Geral da AAC (DG/AAC), foi aprovada com 229 votos a favor e 22 abstenções.

O presidente da DG/AAC, João Assunção, o único interveniente no púlpito, expôs a proposta elaborada ao enumerar as várias contribuições que o político português deu à academia durante o seu tempo como estudante de Coimbra. Das várias ações, João Assunção destaca a “preponderância na cultura e desporto”, enquanto fundador do Círculo de Iniciação Teatral da Academia de Coimbra e campeão nacional de natação pela AAC.

João Assunção relembra ainda o contributo à luta contra o Estado Novo, da qual Manuel Alegre foi “um inegável líder”. Segundo o dirigente associativo, Manuel Alegre “levou a academia para a sua poesia, para a sua intervenção política e para o resto do país”.

O presidente da DG/AAC confessa também que, em conversa com Manuel Alegre, foi ainda apresentada a possibilidade de lhe ser atribuído um doutoramento honoris causa pela UC. No entanto, o escritor e político português recusou a proposta, “num gesto de humildade tão particular”, e que o que lhe importava era o “destaque da AAC, a sua casa de sempre”.

To Top