Candidatura conjunta pretende “preparar sociedades mais resilientes”. Consórcio denominado Living Future Academy reúne apoios de mais de cem organizações. Por Tomás Barros
Foi na Sala do Senado que a Universidade de Coimbra (UC) e a Câmara Municipal de Coimbra (CMC) no passado dia 13 apresentaram a sua candidatura inserida no Plano de Resolução e Resiliência (PRR) para o Programa Impulso Jovens STEAM e Programa Impulso Adultos. Na sessão estiveram presentes o reitor Amílcar Falcão, a vice-reitora Cristina Albuquerque e o presidente da CMC Manuel Machado.
Cristina Albuquerque vinca que a natureza da parceria entre a universidade e a autarquia é fundamental para atingir os objetivos delineados. Objetivos esses que “não são só os da UC, mas da região e do país”, acrescenta.
Living Future Academy, foi o nome dado ao consócio que, segundo Cristina Albuquerque, visa o “desenvolvimento geral da região”. Pretende-se alcançar este desenvolvimento através da “oferta de serviços de excelência, na qualificação do emprego, na preparação de jovens e empresários para a transição digital, na cultura e muitas outras”, aponta a vice-reitora.
Para o presidente da CMC, Manuel Machado, este contrato é “uma semente nova que certamente vai dar mais frutos”. O líder da autarquia defende que a candidatura “projeta o futuro e projeta-se no futuro”, além de realçar ainda que o consórcio “tem qualidade e todas as condições para ser um projeto ganhador”.
Já o reitor Amílcar Falcão defende que a proposta da UC é “ambiciosa, mas realista” e deposita fé numa candidatura que pretende “preparar a universidade para o futuro”. Manifesta paralelamente o seu desejo para que esta iniciativa ajude Coimbra de forma a atingir o título de capital da Cultura em 2027.
