Desporto

SDN/AAC vitoriosa na Taça de Portugal em Remo de Mar

Fotografia cedida por Cláudia Moreira

Quarta e última etapa da competição teve lugar no mar do Barreiro. Atletas da academia entre os medalhados. Por Tomás Barros e Marília Lemos

No passado dia 5 de setembro Ana Filipa Freire e Claudia Moreira venceram a Taça de Portugal em Remo de Mar na categoria C2x júnior feminino. A 4ª etapa realizou-se no Barreiro e consagrou as atletas da Secção de Desportos Náuticos da Associação Académica de Coimbra (SDN/AAC). 

A competição foi a primeira experiência das jovens atletas em mar. Para Ana Filipa Freire, a experiência foi desafiante, e vinca que “estar em alto mar e ter ondas torna tudo mais instável e difícil de remar”. Apesar das inconveniências, a atleta deixa claro que “foi uma experiência engraçada”. Ana Filipa Freire explica que a agitação do mar contrasta com o ambiente em que habitualmente treinam, pois estão “habituadas às águas quase paradas do Mondego”.

Apesar de só terem começado a treinar juntas este ano, as remadoras conhecem-se desde os quatro anos de idade. Para Cláudia Moreira, a conexão com a parceira é tal que estão “à vontade para transmitir ideias e sugestões de movimentos ” entre si.

Cláudia Moreira e Ana Filipa Freire

Cláudia Moreira, que começou a praticar remo há dois anos, assume o desejo de continuar a remar com a sua colega e amiga Ana Filipa. Acima de tudo, frisa a vontade de prosseguir na SDN/AAC, uma vez que vai iniciar o seu percurso no ensino superior também na cidade dos estudantes. 

Para além destas atletas, destacam-se também outros dois pódios conquistados pela SDN/AAC nesta quarta e última etapa no Barreiro. Francisco Batista arrecadou o bronze na prova de C1x sénior masculino, enquanto Ana Pereira ficou em segundo lugar na categoria C1x veterano feminino.

To Top