Projeto ecológico, exposição e debate são alguns dos eventos na cidade. Conheça a agenda de 11 e 12 de setembro. Por Julia Floriano
11 de setembro
Para os que estão em busca de renovar o roupeiro, a Casa das Artes Bissaya Barreto vai promover o Mercado de Trocas. A iniciativa tem por objetivo promover a troca de acessórios, roupas, calçados e livros que já não são mais utilizados por outras peças. O consumo consciente e a contribuição para o meio ambiente são os motes do evento. Os co-organizadores solicitam a doação de um euro para financiar os materiais adquiridos e para apoiar projetos ecológicos. Os participantes podem trocar até dez peças em bom estado.
Outra opção é visitar o Centro Cultural Penedo da Saudade do Instituto Politécnico de Coimbra. A exposição “corpo barro:primeiro portal”, organizada pelo grupo Coletiva Performática, vai ter a sua estreia por volta de 16 horas. O evento promete esculturas de luz, videoarte, peças de cerâmica e performance com o objetivo de reivindicar a posição das mulheres na linguagem. O evento é gratuito e vai decorrer até o dia dez de outubro.
No período da noite, o Centro Cultural Penedo da Saudade do Instituto Politécnico de Coimbra também vai ser palco do Debate “11 de Setembro – Afeganistão, 20 anos depois” com os docentes da Universidade de Coimbra. Para participar do evento presencial é necessário realizar a reserva de lugar.
12 de setembro
A programação de domingo do Exploratório – Centro de Ciência Viva de Coimbra é destinada ao público infantil. As sessões “Explorasórias – Explorar a ciência que se esconde na história de uma toupeira…” vão reunir ciência e literatura infantil. O valor do bilhete é de três euros e pode ser adquirido através da bilheteria do Exploratório.
