Evento conta vários desafios e atividades culturais, entre as quais a atuação da Estudantina. Para quebrar o desperdício alimentar, está previsto um lanche com alimentos de pastelarias de Coimbra que iriam para o lixo. Por Inês Rua
O “EcoPeddy: Vem limpar a tua Cidade” é um evento de cariz sustentável para recolha de lixo que vai ter lugar em Coimbra, no dia 19 de maio, a partir das 14h30. Pela primeira vez é organizada uma iniciativa, com diversas atividades, que visa reunir dezenas de estudantes da Universidade de Coimbra (UC) para limpeza das ruas da cidade e melhorar o meio ambiente do planeta.
Beatriz Neves, embaixadora do projeto Académica Start UC e vice-presidente do Núcleo de Estudantes de Bioquímica da Associação Académica de Coimbra (NEBIOQ/AAC), contextualiza que, desde o início do mandato, pensa em realizar eventos relacionados com sustentabilidade. “Coimbra tem sempre muitos estudantes, imenso lixo na rua e é bom canalizar todos [os estudantes da UC] para tentarmos apoiar esta causa”, considera.
Com o foco principal na sustentabilidade, os objetivos são coletar a maior quantidade de lixo possível e mobilizar a comunidade estudantil para a importância desta temática. Além disso, o evento promove a interação entre os estudantes para “poderem ter um momento mais cultural, mais dinâmico e realizar atividades presenciais que foram escassas ao longo deste ano”, esclarece a organizadora.
O “EcoPeddy” tem o Jardim Botânico como ponto de partida para outros locais da cidade, tais como o Paço das Escolas, a Rua Larga, as Escadas Monumentais, a Rua da Couraça, a Rua Padre António Vieira, a Praça da República, a Baixa de Coimbra e o Parque Verde. A equipa organizadora delimitou a realização de percursos distintos, de forma a que não estejam todas as equipas a recolher o lixo de um determinado local ao mesmo tempo.
No final, encontra-se programada a realização de um lanche com alimentos recolhidos de pastelarias conimbricenses que iriam para o lixo. A organizadora do evento explica que o objetivo é “coletar tudo isso de forma a quebrar também o desperdício alimentar existente”. Para proporcionar um momento cultural relacionado com Coimbra, a todos os estudantes que participem, vai ter lugar uma atuação da tuna Estudantina Universitária de Coimbra para finalizar o evento.
Qualquer estudante da UC pode formar uma equipa constituída por quatro elementos que vão ser acompanhados por um guia ao longo de todo o percurso. Em cada paragem, está prevista a realização de perguntas relacionadas com a cultura da cidade. “Para os caloiros que não saibam a cultura de Coimbra, vão ficar a saber e isso também é importante para eles”, esclarece a embaixadora.
Sem descurar a vertente da sustentabilidade, os desafios das paragens também preveem esta temática. Beatriz Neves adianta que “vai haver questões sobre sustentabilidade, de forma a dar várias dicas e maneiras de poder mudar alguns hábitos dos estudantes”. A equipa vencedora vai ser apurada conforme o número de pontos que conquistar durante os desafios e a quantidade de lixo que recolher.
A organização garante que todo o processo foi pensado de acordo com as normas da Direção-Geral da Saúde e que os estudantes se devem fazer acompanhar de máscara, álcool gel e cumprir o distanciamento social. As inscrições podem ser feitas através de um formulário disponível nas redes sociais do NEBIOQ/AAC.
