Passa para 56 o número de atletas portugueses apurados para os Jogos Olímpicos deste ano. Pedro Fraga vai representar Académica no evento. Por Jorge Correia e Carolina Costa
No dia de hoje, os atletas Pedro Fraga e Afonso Costa alcançaram o segundo lugar na prova de qualificação europeia de ‘double scull’ ligeiro que se disputou em Varese, em Itália. A dupla portuguesa conquistou assim a sua presença para os Jogos Olímpicos Tóquio2020, que se vão realizar entre 23 de julho e 8 de agosto.
Os remadores asseguraram o seu lugar em Tóquio, atrás da embarcação da Ucrânia, e aumentaram para 56 o número de atletas portugueses apurados para os Jogos Olímpicos. Afonso Costa é atleta do Clube Naval Setubalense e Pedro Fraga constitui o único representante da Associação Académica de Coimbra (AAC) na modalidade. O presidente da Secção de Desportos Náuticos da AAC (SDN/AAC), Rui Gaspar, considera “inédito” e “muito significativo” para a secção a qualificação do seu atleta.
Para o presidente, é um “prazer enorme” a existência de um representante da AAC nos Jogos Olímpicos e sublinha que “mesmo numa época atípica, estes atletas tiveram a perseverança de conseguir manter um alto rendimento na prática do remo”. Num ano complicado para todos, “percebeu-se que o trabalho e a resiliência acabam por compensar”, acrescenta.
Questionado acerca do apoio dado pela SDN/AAC aos atletas durante o seu percurso, Rui Gaspar afirma que a secção proporcionou as infraestruturas necessárias à Seleção Nacional para que esta pudesse usufruir do rio Mondego, “um lugar central em Portugal”. Refere ainda que a secção está “sempre disponível” para contribuir para o sucesso desportivo dos seus atletas.
Ao refletir acerca do percurso dos atletas, Rui Gaspar destaca que o trajeto da dupla foi “cumprido com sucesso”. Realça ainda que a AAC sente-se “engradecida com este feito” e que para o futuro tem em vista “fazer tudo o que for necessário para os atletas obterem um grande resultado”.
