Desporto

Futebol feminino da AAC de regresso à III Divisão

Fotografia gentilmente cedida por SF/AAC

Equipa retoma atividades presenciais. “Carregar o símbolo da académica ao peito é uma responsabilidade enorme”, reforça a atleta Catarina Santos. Por Julia Floriano

No dia 21 de abril, a equipa feminina da Secção de Futebol da Associação Académica de Coimbra (SF/AAC) retomou os treinos presenciais. Para o técnico Paulo Margaça, o objetivo inicial é preparar a equipa para a próxima época e angariar mais atletas. A equipa enfrenta o Sporting de Pombal no próximo sábado para a III Divisão Nacional Feminina. 

Durante o confinamento, a equipa adaptou as atividades para o regime online e individual. Segundo a jogadora Catarina Santos, tais medidas eram “mais complicadas porque somos uma equipa que está a começar este ano e é preciso desenvolver a ligação entre as jogadoras”, destaca. Ainda assim, acrescenta que o coletivo tem potencial para ter “um progresso muito maior” do que o atual. 

As atividades de preparação física eram realizadas duas vezes por semana, às quartas-feiras e aos sábados, em parceria com a equipa sénior masculina. A iniciativa era orientada por preparadores físicos com o objetivo de prevenir lesões e manter os atletas ativos. Além disso, o técnico disponibilizou treinos individuais e personalizados para cada atleta e organizou reuniões com o objetivo de “nos motivar uns aos outros”, sublinha Paulo Margaça.  

Com a retomada do presencial, os treinos ocorrem todas as terças e sextas-feiras e seguem as medidas sanitárias. “Nós tiramos a máscara no início do treino e só voltamos a colocar quando estamos em reunião”, salienta Catarina Santos. A ponta de lança reitera que sempre tinham “a luz no fim do túnel que o campeonato ia retomar” e que poderiam voltar aos relvados. Tanto para o treinador como para a atleta, a equipa feminina da secção possui uma boa “união entre as jogadoras”, e Catarina Santos conclui que “carregar o símbolo da Académica ao peito é uma responsabilidade enorme”.

To Top