Cultura

“Abril Dança” até 2022 em Coimbra

Fotografia gentilmente cedida pelo TAGV

Ao contrário dos anos anteriores, o festival não acontece só durante o mês de abril. Até 2022, o público pode contar com espetáculos de artistas portugueses e internacionais, de forma presencial ou ‘online’. Por Ana Rita Baptista

Arranca a 19 de abril mais uma edição do “Abril Dança em Coimbra”, festival organizado pelo Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV) e pelo Convento São Francisco. Com o facto de a edição do ano passado ter sido cancelada devido à pandemia, a edição deste ano vai se estender para lá do mês de abril, até 2022.

Do evento vão constar, para além de atuações e espetáculos de dança, sessões de cinema e oficinas. Esta “edição singular” do festival que dá palco à dança contemporânea vai acontecer de forma mista, isto é, com eventos em formato ‘online’ e presencial. Para assistir aos eventos, inclusive os ‘online’, é necessário a compra de bilhete, que pode ser feita através das bilheteiras do TAGV e do Convento São Francisco.

A sessão de cinema com o título “Os Filhos de Isadora” vai ser o primeiro dos eventos agendados, e vai decorrer de forma presencial, no dia 19 de abril, no TAGV. Para além deste, estão confirmados os filmes “Polina” de Valerie Müller e Angelin Preljocaj, também presencialmente no TAGV. Já o filme “O Gesto” vai poder ser visto em casa e conta com uma componente diferente, pois é apresentado a escolas de dança de Coimbra.

“Bate Fado” é um espetáculo de Jonas&Lander, com transmissão ‘online’, que une o fado à dança. A apresentação está agendada para os dias 27 e 28 de abril, mas espera-se que em outubro possa ser apresentado, de novo, presencialmente. No Dia Mundial da Dança, 29 de abril, o público vai poder contar com um espetáculo presencial, no Convento São Francisco, da Europa Danse Company, intitulado “Infiniment”.

To Top