Projeto visa beneficiar toda população conimbricense. “Envolver comunidade e diferentes gerações” é um dos pilares da dinâmica, ressalta Ana Rita Jesus. Por Julia Floriano e Beatriz Monteiro Mota
No Dia Mundial da Saúde, que se comemora a 7 de abril, a Associação Académica de Coimbra (AAC) inaugurou o Mês da Saúde. As 15 atividades vão decorrer entre os dias 7 de abril e 9 de maio com workshops, palestras e sessões online e no terreno.
A iniciativa tem como objetivo “sensibilizar todos os estudantes e a população conimbricense à adoção de um estilo de vida saudável e salientar cada vez mais alguns perigos e ameaças na saúde”, destaca a vice-presidente da Direção Geral da AAC (DG/AAC), Ana Rita Jesus. Salienta ainda a importância da saúde mental, um problema que, no contexto pandémico, tem afetado em grande escala a população. Assim sendo, vai decorrer um workshop sobre ansiedade e stress.
Para além da saúde mental, foram desenvolvidas atividades direcionadas para a ecologia. No dia 11 de abril, em parceria com o Grupo Ecológico da AAC, vai ser organizada uma das atividades presenciais. A dinâmica do ‘plogging’, que combina a atividade física com a recolha de lixo durante o trajeto, vai decorrer com “todas as precauções de saúde”, garante Ana Rita Jesus. A organização vai distribuir máscaras e luvas e ainda dividir os participantes em grupos, de forma a respeitar o número máximo de pessoas indicado pelas autoridades de saúde.
A segunda atividade presencial vai ocorrer nos jardins da AAC, na manhã do dia 18 de abril. Em parceria com a Secção de Yoga, a organização vai promover uma aula da modalidade. Para o dia 8 de maio está prevista uma aula presencial de primeiros socorros, mas que aguarda confirmação das autoridades de saúde. Outras atividades desportivas vão ocorrer ao longo do mês programado.
O Núcleo de Estudantes de Medicina junta-se à iniciativa para a distribuição de kits com máscaras e preservativos. Além disso, vão ser distribuídos ‘flyers’ com “algumas indicações relativamente ao bem-estar físico e ao bem-estar mental”, ressalta a vice-presidente da DG/AAC.
A Secção de Fado, em conjunto com a Tuna de Medicina da Universidade de Coimbra, organiza ainda uma serenata em homenagem aos profissionais de saúde. Por fim, Ana Rita Jesus salienta a importância de “envolver toda a comunidade e diferentes gerações” na iniciativa.
