Cultura

Teatrão convida a “Caminhar com Ilse”

Fotografia gentilmente cedida pelo Teatrão

Dar a conhecer espetáculo e manter contacto com público é objetivo principal. Iniciativa inclui caminhadas ao som das obras de Ilse Losa. Por Marília Lemos

O Teatrão – Oficina Municipal de Teatro fecha neste domingo, às 11h, o Ciclo de Leituras da Menina Andarilha, composto por sessões ‘online’ de obras infantojuvenis de Ilse Losa. No entanto, inicia-se na próxima segunda-feira a iniciativa “Caminhar com Ilse”, que vai decorrer de 15 a 21 de março, e consiste em  “AudioWalks”, caminhadas acompanhadas por uma obra da autora. 

As atividades incluem histórias alternativas às escolhidas para a construção do novo espetáculo “Ilse, A Menina Andarilha”. Segundo a diretora artística do Teatrão, Isabel Craveiro, são “uma maneira de apresentar a criação ao público, levantar discussões, e conectá-lo mais profundamente com a autora e o seu universo”. 

O Ciclo de Leituras da Menina Andarilha termina com a transmissão da “História do Sr. Leopardo”, que pode ser visto através de um ‘link’ disponível no Facebook. De acordo com Isabel Craveiro, “a adesão e ‘feedback’ do público, composto por crianças, respectivas famílias e jovens, até ao momento foram muito positivos”. 

No que toca à atividade Caminhar com Ilse, a diretora explica que foi pensada como forma de “fazer das caminhadas das pessoas, durante o confinamento, uma oportunidade de ouvirem e serem acompanhados por uma obra de Ilse Losa à sua escolha”. Refere ainda que a iniciativa “partiu da experiência da criação do espetáculo, pois, no início dos ensaios, os atores e a equipa fizeram este exercício e acharam que devia ser aberto ao publico”. 

Estão disponíveis gravações com duração de 30 minutos de doze obras da autora, indicadas para idades a partir dos seis anos. A participação é gratuita, e, para usufruir, basta inscrever-se através da ficha no site, em que deve indicar onde pretende receber o ‘mp3’, a ser entregue pelo Teatrão em qualquer local de Coimbra. Isabel Craveiro reitera que “os equipamentos serão desinfetados e todas as questões relativas à segurança serão cumpridas”. 

Para a diretora, o objetivo destas atividades é “estabelecer um vínculo com o público e mostrar que atividades culturais devem ser mantidas, mesmo em situações extraordinárias”. Com as novas medidas de desconfinamento, o Teatrão vai abrir ao público dia 19 de abril e estrear o próximo espetáculo dia 22 do mesmo mês, “sempre de acordo com todas as regras que permitem a abertura dos espaços culturais”, garante.

To Top