Evento internacional conta com presença de várias personalidades relevantes para estudo da Economia Social. Professores da FEUC representam Portugal. Por Jorge Correia e Carolina Costa
Na próxima segunda-feira, dia 29, vai decorrer a conferência internacional “O papel da Economia Social na criação de emprego e na implementação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais”. O congresso é realizado no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho Europeu da União Europeia (UE) e vai ser transmitido via online, com início às 10h30. O debate vai ter personalidades de grande prestígio europeu ligados à Economia Social.
A sessão principal da conferência conta com a presença dos convidados Álvaro Garrido e Filipe Almeida, professores da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC). Álvaro Garrido, diretor da FEUC e responsável por moderar o debate, destaca: “julgo que é muito prestigiante a nossa participação”. Reforça ainda que “pretendemos reafirmar valores como a inclusão social e a solidariedade e usar o conhecimento que existe na FEUC sobre estes temas”.
Esta conferência “de grande amplitude e promissora” finda “discutir em que medida o setor da economia social contribuiu para a criação de emprego, para as relações laborais e como é que pode corresponder aos princípios do pilar europeu dos direitos sociais”, explica Álvaro Garrido. O diretor afirma que é importante “debater a forma como a economia social pode dar resposta aos princípios do trabalho digno e justo e ainda articular-se com os desafios atuais e futuros da UE”.
Segundo o professor, a FEUC possui uma “grande tradição” na área da Economia Social, devido ao conjunto de investigadores e docentes “com uma expressão muito significativa no ensino e na investigação”. Destaca ainda que a possível eleição de Coimbra como uma das Capitais Europeias da Economia Social representa “mais do que uma questão simbólica” e constitui um “passo importante para chamar a atenção para a realidade organizativa que existe na cidade ligada ao setor”.
