Ensino Superior

O papel da Economia Social discutido em conferência internacional

Arquivo

Evento internacional conta com presença de várias personalidades relevantes para estudo da Economia Social. Professores da FEUC representam Portugal. Por Jorge Correia e Carolina Costa

Na próxima segunda-feira, dia 29, vai decorrer a conferência internacional “O papel da Economia Social na criação de emprego e na implementação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais”.  O congresso é realizado no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho Europeu da União Europeia (UE) e vai ser transmitido via online, com início às 10h30. O debate vai ter personalidades de grande prestígio europeu ligados à Economia Social.

A sessão principal da conferência conta com a presença dos convidados Álvaro Garrido e Filipe Almeida, professores da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC). Álvaro Garrido, diretor da FEUC e responsável por moderar o debate, destaca: “julgo que é muito prestigiante a nossa participação”. Reforça ainda que “pretendemos reafirmar valores como a inclusão social e a solidariedade e usar o conhecimento que existe na FEUC sobre estes temas”.

Esta conferência “de grande amplitude e promissora” finda “discutir em que medida o setor da economia social contribuiu para a criação de emprego, para as relações laborais e como é que pode corresponder aos princípios do pilar europeu dos direitos sociais”, explica Álvaro Garrido. O diretor afirma que é importante “debater a forma como a economia social pode dar resposta aos princípios do trabalho digno e justo e ainda articular-se com os desafios atuais e futuros da UE”. 

Segundo o professor, a FEUC possui uma “grande tradição” na área da Economia Social, devido ao conjunto de investigadores e docentes “com uma expressão muito significativa no ensino e na investigação”. Destaca ainda que a possível eleição de Coimbra como uma das Capitais Europeias da Economia Social representa “mais do que uma questão simbólica” e constitui um “passo importante para chamar a atenção para a realidade organizativa que existe na cidade ligada ao setor”.

To Top