Desporto

Fim de semana de vitórias para equipa universitária de atletismo

Fotografias gentilmente cedidas por Ricardo Gonçalves

Ricardo Gonçalves conta que atletas conseguiram alcançar recordes pessoais. Equipas seniores com poucas provas devido a alterações no calendário. Por Jorge Correia e Andreia Júlio

Os atletas da equipa de atletismo da Associação Académica de Coimbra (AAC) deslocaram-se no primeiro fim de semana de março a Pombal, onde conquistaram várias medalhas nas diferentes modalidades do Campeonato Nacional Universitário de Atletismo de Pista Coberta. Títulos conquistados vão desde o recorde nacional de oitocentos metros na categoria de mais de cinquenta anos por Paulo Garcia, até ao primeiro lugar no salto em comprimento por Tomás Ferreira.

Com a equipa a meio de um processo de reestruturação, o tesoureiro da Secção de Atletismo da AAC (SA/AAC), Ricardo Gonçalves, sublinha a importância destes resultados num ano atípico. Perante a incerteza sobre a realização das provas, bem como a preparação dos atletas para as mesmas, a equipa conseguiu alcançar os objetivos, comenta o tesoureiro.

Junto com a ambição de continuar a ocupar primeiros lugares, e de conseguir mais títulos, Ricardo afirma não querer colocar pressão nos atletas, que se veem dependentes da situação pandêmica. Se os campeonatos universitários ao ar livre forem para a frente, Ricardo Gonçalves acredita que “a equipa pode continuar a lutar pelo pódio coletivo e também conseguir medalhas a nível individual”.

A SA/AAC viu-se impossibilitada, devido às restrições nos locais de treino, de resgatar o projeto da escola de formação. Esta iniciativa ressurgiu no sentido de incluir mais crianças, mas a secção viu-se forçada a adiar de maneira a respeitar as medidas de distanciamento, acrescenta o tesoureiro. 

Apesar de esta ter sido a única competição na qual os atletas da secção de atletismo participaram nos últimos tempos, Ricardo Gonçalves elogia a performance da Académica e classifica-a como “muito boa” face às condições apresentadas. Para além dos títulos conquistados vários atletas conseguiram recordes pessoais, destaca.

O tesoureiro defende que o empenho dos desportistas “vai ser sempre um assunto delicado”, mas garante que existe uma comunicação interna entre eles, equipa técnica e dirigentes. Ricardo Gonçalves assegura que estão focados em “tentar agarrar todas as oportunidades que há para competir e fazer resultados”.

To Top