Desporto

Equipa de Rugby da AAC com olho no primeiro lugar

Fotografia gentilmente cedida por Rui Loureiro

Federação Portuguesa de Rugby retoma o campeonato nacional e Académica volta aos campos. Diretor da SR/AAC declara que o plano da equipa “é ganhar”. Por Ana Rita Baptista e Carina Costa

A equipa de rugby da Associação Académica de Coimbra (AAC) volta aos campos já este sábado, dia 13 de março, pelo Campeonato Nacional da Divisão de Honra. A competição foi suspensa pela Federação Portuguesa de Rugby “por autodeterminação da mesma, não havendo obrigatoriedade legal”, afirma o diretor-geral da Secção de Rugby da AAC (SR/AAC), Rui Loureiro. 

Apesar da pausa e da ausência de alguns jogadores “devido ao período crítico vivido no mês de janeiro”, a equipa da primeira divisão manteve os seus treinos “com cuidado”, assegurou o diretor. Os testes à Covid-19 eram feitos “a cada semana ou a cada 15 dias”, evidenciou o treinador, João Luís Pinto. Com a chegada da pandemia a equipa viu-se obrigada a adaptar-se, contudo o treinador espera que a preparação física feita com os jogadores “dê frutos já este fim de semana”. 

Em relação à retoma do campeonato, Rui Loureiro garante que as expectativas são as mesmas do início, “ficar em primeiro lugar do grupo B”. A Académica já disputou dois jogos, contando com uma vitória e uma derrota em casa. João Luís Pinto pretende “retomar o caminho certo e voltar a vencer”. 

Tanto para o diretor-geral da SR/AAC como para o treinador da equipa, as maiores dificuldades que atravessam são os “para-arranca das atividades, que não permitem a equipa estabilizar”. Neste momento, o objetivo é regressar à melhor forma dos jogadores, “que dê garantias que estão no máximo potencial”, reconhece Rui Loureiro. 

Para o futuro, a meta passa por preparar a próxima época, bem como os jogadores mais novos para a competição. João Luís Pinto explica que vão “criar rotinas de jogo que permitam aos jogadores mais novos terem boas prestações, durante o atual e o próximo campeonato”.

A equipa de rugby da AAC volta aos campos no próximo dia 13 de março, pelas 15 horas, num jogo em casa contra o Montemor. O jogo vai ser transmitido pela Rugby TV. 

To Top