Ensino Superior

Comunidade estudantil oferece testemunho de solidariedade a doentes oncológicos

Fotografia gentilmente cedida por João Pereira Belo

Donativo surge como consequência de formação promovida pelo NECDEF/AAC. Presidente do Núcleo avança com possibilidade de novas doações no futuro. Por Joana Carvalho e Jorge Correia

No passado dia 17 de fevereiro, o Núcleo de Estudantes de Ciências do Desporto e Educação Física da Associação Académica de Coimbra (NECDEF/AAC) entregou ao Instituto Português de Oncologia (IPO) parte das receitas obtidas através das inscrições da formação específica “O Jogo de Futsal”. A cerimónia de entrega do montante contou com a presença da presidente do Conselho de Administração do IPO, Margarida Ornelas.

Por se encontrar na “vanguarda da investigação e do tratamento” de doenças do foro oncológico, muito presentes no quotidiano da população, o presidente do NECDEF/AAC, Diogo Braz, ofertou o montante de 300 euros à instituição. O dirigente associativo refere ainda a importância da proximidade a organizações de solidariedade como forma de “mostrar os valores que movem as estruturas do núcleo”.

Em comunicado, Margarida Ornelas congratulou a iniciativa ao mencionar que “o donativo é um testemunho de solidariedade por parte da comunidade estudantil”. A presidente do Conselho de Administração do IPO aponta que este gesto vai contribuir para “melhor servir os doentes”, algo que, segundo a mesma, “é bastante gratificante”.

De acordo com o presidente do NECDEF/AAC, esta doação já estava planeada no momento de realização do evento “O Jogo de Futsal”. Diogo Braz acrescenta que o núcleo planeia promover mais uma doação no futuro com a realização da atividade “Olimpíadas do Triatlo”. Salienta ainda que a iniciativa tomada sobretudo por jovens, “é de louvar” e representa o “caminho mais correto” para a promoção da entreajuda. 

To Top