Prémio de escrita na área do conto destinado a todos os alunos do Ensino Superior. Vencedores têm oportunidade de ver a sua obra editada. Por Tomás Barros e Leonor Garrido
A Associação Académica de Coimbra (AAC) anuncia hoje, dia 19 de fevereiro, a criação do Prémio Literário Manuel Alegre, um concurso de escrita de contos para todos os estudantes do Ensino Superior. O objetivo do concurso prende-se na divulgação e distribuição de obras dos autores anónimos, “que podem ter aqui a primeira oportunidade para mostrar os seus trabalhos e crescer enquanto escritores”.
De acordo com o presidente da Direção-Geral da AAC, João Assunção, a AAC quis “dar o primeiro passo para um incentivo à criação literária”, criando um prémio direcionado a estudantes universitários. O presidente defende que existem poucos prémios literários focados na comunidade estudantil.
João Assunção vinca a importância deste projeto homenagear uma “grande personalidade da cultura portuguesa” como Manuel Alegre. O presidente da DG/AAC confessa uma grande satisfação quando o escritor aceitou o convite para apadrinhar esta iniciativa. “Além da vertente política, é um belíssimo autor, que teve e tem uma ligação a Coimbra e à academia”.
A obra vencedora arrecada um prémio monetário de dois mil euros e recebe a oportunidade de ser editada, juntamente com outras cinco obras que se destaquem. O júri é constituído por Manuel Alegre, que também o preside, Clara Rocha, José Manuel Mendes, Guilherme d’Oliveira Martins, Alberto Martins e João Assunção.
A primeira edição conta com a organização de algumas seções culturais da casa, como Secção de Escrita e Leitura, a Rádio Universidade de Coimbra, a tvAAC e a Secção de Jornalismo. Além destas, existe também o apoio de entidades como o banco Santander, grupo Leya e grupo Almedina.
João Assunção manifesta que o prémio “está ao nível dos grandes prémios nacionais deste género” e que as personalidades que compõem o júri “são altamente reputadas na área”. Deste modo, o presidente da DG/AAC acredita que o concurso tem a capacidade de ser alargado, trazer mais parceiros institucionais e ter uma periodicidade anual.
O período de candidaturas mantém-se aberto até dia 26 de abril em https://premiomanuelalegre.academica.pt/. A cerimónia pública de anúncio do vencedor está prevista ser até 31 de maio.
