Ensino Superior

AAC cria plataforma online para atrair novos associados

Arquivo

Benefícios com diversos parceiros e informação mais acessível são algumas das vantagens oferecidas aos novos aderentes. AAC espera ter 500 novos associados extraordinários até ao fim do mandato. Por Inês Rua

A Associação Académica de Coimbra (AAC) lançou uma nova plataforma digital que pretende a captação de novos associados extraordinários. Esta iniciativa surge no projeto “Académica de Gerações” que a Direção-Geral da AAC (DG/ACC) levou a cabo durante a sua campanha eleitoral e que agora pretende pôr em prática no seu mandato. Segundo o presidente da DG/AAC, João Assunção, “a AAC deve incluir não só os estudantes e as secções culturais e desportivas, mas também os antigos estudantes e os cidadãos de Coimbra que, embora não possuam uma ligação direta à Instituição, tenham um vínculo afetivo com a mesma”.

A categoria de associado extraordinário surge com a revisão ordinária dos Estatutos da AAC em 2017. A par das já existentes qualidades de associados efetivos, seccionistas e honorários, os Estatutos passam a prever no seu artigo 5.º a figura dos associados extraordinários, que abre o leque a todas as pessoas que desejam ter presença na vida e na história da AAC. 

Para além da vantagem de “pertencer à mais antiga e conceituada Associação Académica do país”, os associados podem também ter acesso regular a informação sobre a AAC. Com vista a prosseguir este benefício, encontra-se previsto, ainda durante este mês de fevereiro, o lançamento de uma ‘newsletter’ digital que contenha conteúdos não só dos órgãos centrais, mas também das secções culturais e desportivas e dos núcleos de estudantes. João Assunção destaca como este é um passo essencial, uma vez que “neste momento, só se consegue encontrar a informação nas redes sociais da AAC e fragmentada pelas várias páginas das diferentes estruturas”. 

Os novos associados extraordinários têm a possibilidade de assistir e participar nas Assembleias Magnas, tal como lhes é conferido por direito no artigo 13.º dos Estatutos. O presidente da DG/ACC relembra que estas assembleias não estão restritas apenas aos temas estudantis. Embora os associados extraordinários tenham direitos limitados, como não poder votar, podem fazer parte da vida ativa da AAC através da sua presença e da sua opinião.

Condições especiais com entidades parceiras são outra regalia da qual os novos membros podem usufruir. Até ao momento, mediante a apresentação de cartão de sócio, os associados podem obter uma dose dos pratos previamente listados por cinco euros, no restaurante “O Recanto”, e dez porcento de desconto em todas as reparações na loja TTRW Académica. João Assunção esclarece que este processo “se encontra na fase mais embrionária, mas ao longo do mandato e há medida que o número de associados aumente, a capacidade de negociação com entidades externas vai melhorar”. Para os aderentes estão igualmente previstos os direitos de obter acesso preferencial à atividade cultural, desportiva e artística e de frequentar a sede e outros espaços da AAC.

Para a AAC, a criação desta plataforma comporta a prossecução de vários objetivos. De acordo com o presidente da DG/AAC, uma das principais metas passa por conseguir a inscrição de 500 novos associados extraordinários até ao final deste mandato. Neste sentido, João Assunção destaca ainda a integração de elementos pertencentes a associações de antigos estudantes e a inclusão de novas pessoas exteriores à AAC. Para além disto, a nova fonte de receita conseguida pelo plano de quotas é outra das finalidades do projeto. “Sabemos que os academistas estão espalhados pelo país e pelo mundo e é então hora de voltar a casa”, reitera o presidente da DG/AAC.

Através de um sistema que se pretende que seja simples e atrativo para todas as pessoas das mais diversas gerações, a adesão pode ser feita através de um regime normal ou especial, que incluiu a oferta de uma medalha exclusiva em bronze.

To Top