Ensino Superior

5ª edição da Académica Start UC arranca com tomada de posse dos estudantes embaixadores

Arquivo

Programa Académica Start UC conta com novos embaixadores para o presente ano letivo. Foco principal são os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável fixados na Agenda de 2030 da ONU. Por Ivana Freitas e Inês Leite

Na passada segunda-feira, 31 estudantes embaixadores tomaram posse da 5ª edição do programa “Académica Start UC – Rede de Embaixadores para o Empreendedorismo” (ASUC), um projeto educativo e sensibilizador para a inovação e o empreendedorismo. O evento resulta da colaboração entre a Universidade de Coimbra (UC) e a Associação Académica de Coimbra (AAC), com o apoio do Santander Universidades. 

O projeto envolve estudantes embaixadores de todos os ciclos do ensino superior e, desde a sua última edição, pretende desenvolver iniciativas que incidam na área da sustentabilidade e outros temas atuais. O Académica Start UC conta já com cerca de 20 mil participantes desde a sua primeira edição no ano letivo de 2016/17. 

Beatriz Neves, embaixadora representante do Núcleo de Estudantes de Bioquímica, destaca o objetivo de focar temas e problemas atuais, “de modo a desenvolver o espírito crítico dos estudantes”. A aluna refere que, além da finalidade em sensibilizar a comunidade estudantil, o projeto fornece “novas ferramentas e competências de trabalho, como a resolução de problemas e criação e inovação de ideias”. 

A iniciativa promove a criatividade e originalidade dos estudantes de várias áreas, bem como a colaboração e o trabalho em equipa aplicados ao empreendedorismo jovem. Amílcar Falcão, reitor da UC, defende que, “além da criação de empresas, cada um, na sua área de atividade, consegue inovar e fazer diferente”. 

Devido à atual situação pandémica, as atividades do programa serão adaptadas para formato digital. Joana Santos, representante do Núcleo de Estudantes de Relações Internacionais, identifica a adversidade como “uma oportunidade para inovar e criar coisas diferentes”. Apesar do prémio em jogo, a estudante destaca a importância de poder colaborar com colegas de áreas diferentes e “aumentar a rede de contactos”.

No final da tomada de posse, o reitor da UC foi responsável pela apresentação do novo logótipo do Académica Start UC. Amílcar Falcão considera “uma imagem fresca, jovem e disruptiva”, que representa a Torre da Universidade e as fitas associadas à Queima das Fitas.

To Top