Ensino Superior

Estudantes convidados a doar alimentos para campanha solidária

Arquivo

Universidade de Coimbra, Banco Alimentar e AAC unem-se para ação social. Expectativas elevadas apesar da pouca presença nos edifícios. Por Lara Ximenes

Foi ontem, dia sete de dezembro, lançada pela Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC), uma campanha de recolha de alimentos. Num mês tradicionalmente solidário, as contribuições para o Banco Alimentar podem ser feitas, até dia 13 de dezembro, no edifício da Associação Académica (AAC) e em cantinas de todos os Pólos da Universidade de Coimbra (UC).

O presidente da DG/AAC, João Assunção, assume que ao tomar posse, “fiz questão de verificar que parcerias estavam no ativo e mobilizá-las”. Após um pedido de auxílio por parte do Banco Alimentar, a AAC disponibilizou-se a ajudar apesar de “a academia não estar no seu auge no que toca à presença física nos espaços”.

A nova plataforma da Universidade de Coimbra, UC Transforma, possibilitou um “‘match’ entre pessoas interessadas em ajudar e essa necessidade de ajuda”, refere João Assunção. Esta iniciativa da UC tem como objetivo a abertura de oportunidades de voluntariado para os estudantes. O presidente da DG/AAC anunciou haver, para breve, mais eventos e campanhas em que voluntários são precisos.

A recolha de alimentos, com duração de sete dias, já está a ter resultados. Como explica João Assunção, o primeiro dia de campanha, embora tenha sido véspera de um feriado, teve várias doações não só por estudantes, mas por pessoas exteriores à academia. O presidente da DG/AAC diz estar confiante que “até ao último dia de recolha vai haver um número considerável de bens para doar ao Banco Alimentar”.

To Top