Ensino Superior

Manifestantes saem à rua em protesto contra injustiças no Ensino Superior

Maria Monteiro

Envergando bandeiras vermelhas, militantes da ala jovem do Partido Comunista mobilizaram-se em prol dos direitos dos estudantes do Ensino Superior. Iniciativa assinala 41º aniversário da JCP. Por Ana Rita Baptista e Jéssica Oliveira.

A Alta da cidade foi espaço para a realização de uma manifestação a favor dos direitos dos estudantes do Ensino Superior Público. Organizada pela Juventude Comunista Portuguesa (JCP) a concentração realizou-se esta quarta-feira, 11 de novembro, na praça D. Dinis, pelas 13h30 e contou com a presença de vários manifestantes.

Das várias propostas defendidas pelos protestantes da JCP, destacaram-se o aumento do número das residências bem como a remodelação das repúblicas. Ainda assim, a isenção das propinas no Ensino Superior é a medida que os apoiantes da ala jovem do Partido Comunista Português (PCP) lutam para que seja tomada com mais urgência.

Durante a sua intervenção, António Joaquim, membro da direção da organização do Ensino Superior da JCP de Coimbra, destaca a vinda de vários “camaradas” do partido a Coimbra, a propósito do 41º aniversário de existência da JCP. Para António Joaquim, “foi uma bela iniciativa, pela adesão que teve”.

Afonso Sabença, membro da comissão política da direção nacional da JCP, afirma que “não haveria melhor forma de assinalar 41 anos de existência desta organização que na luta e na rua”. Destacou uma vez mais a vontade do PCP e da JCP em investir na melhoria e na criação de residências para estudantes.

A escolha da cidade de Coimbra como palco desta manifestação foi também algo simbólico, sendo esta a cidade dos estudantes. Para Afonso Sabença sempre que necessário a JCP vai voltar a manifestar-se em prol dos estudantes.

To Top