Ciência & Tecnologia

Docente da FCTUC escolhido para representar Portugal na EURATOM

Fotografia cedida por Cristina Pinto

Grupo de peritos é responsável por informar sobre novos projetos nucleares. Luís Neves expectante quanto ao novo cargo. Ana Rita Baptista e Jéssica Oliveira

Luís Neves, professor catedrático da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e vice-reitor da UC, passa esta terça-feira, dia 25 de novembro, a representar Portugal na Comunidade Europeia da Energia Atómica (EURATOM). Este cargo foi-lhe atribuído pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), entidade com a qual já tinha colaborado. Também ligado ao Laboratório de Radioatividade Cultural da UC, o professor afirma que a atribuição deste cargo foi “uma surpresa”.

O grupo de peritos da EURATOM tem como objetivo impulsionar a legislação comum e a partilha de conhecimento no domínio da energia nuclear. É responsável por dar recomendações sobre novos projetos nucleares, informar sobre alterações dos já existentes e garantir que os materiais nucleares não são usados para outros fins que não aqueles a que se destinam.

Tal como refere o professor, “o foco deste grupo de peritos situa-se na propagação da radioatividade, através da água, do solo ou do ar, suscetível de atingir países vizinhos, ou seja, de potenciais impactos radiológicos”.

Questionado sobre o problema do uso da energia nuclear, Luís Neves assume que “a energia nuclear como é conhecida hoje em dia não está a ser uma prioridade”. Justifica acrescentando que as centrais nucleares de vários países estão a ser encerradas e substituídas por energias renováveis.

Posto isto, o docente da FCTUC mostra expectativas quanto à sua função e quanto a este novo cargo, que vai assumir durante cinco anos. O início efetivo da sua atividade está previsto para janeiro, no Luxemburgo. 

To Top