Desporto

Da Figueira para o mundo a pedal

Fotografia cedida por Tânia Muxima

Improviso e coragem estimulam vontade de viajar. Pandemia obriga recolhimento, mas foco está já em viagens futuras. Por Inês Leite e Ivana Freitas

O surf, a natureza e o mar foram o ponto de partida para conhecer o mundo. Em busca de mais liberdade e autonomia, Tânia Muxima, antiga estudante da Universidade de Coimbra, decide partir de bicicleta e tenda às costas.

De bicicleta, Tânia Muxima já visitou todos os continentes. Na Ásia Central, o Irão, o Cazaquistão, o Nepal. Na América do Sul, a Argentina, a Bolívia, o Peru. Nos últimos dois anos, tem-se dedicado a África, “o sítio que eu mais gosto e ao qual quero voltar”, confessa a viajante. A primeira viagem começou em Angola em direção ao sul e o próximo objetivo é atravessar em direção ao norte, até à Europa. 

O planeamento da viagem começa por traçar de onde partir e que direção tomar. No entanto, o ritmo a viajar de bicicleta permite a liberdade de planear no dia-a-dia. “Há muitas vezes em que mudo a minha rota”, admite. 

A antiga estudante trabalha durante o verão na Suíça para poder juntar dinheiro para viajar. Quando regressa a Portugal, durante o pouco tempo que passa no seu país natal, a viajante aproveita para “dar aulas de surf e voltas de bicicleta”.

A Covid-19 veio condicionar os planos da viajante, que neste momento está em Portugal. “Fui no outro dia ao Porto de bicicleta, mas de resto não viajei”. Quando a situação pandémica estiver mais controlada, garante que vai voltar a viajar. 

No dia 25 de novembro às 18 horas, Tânia Muxima vai estar no Centro Cultural do Penedo da Saudade em Conversas de Viajantes. A entrada é gratuita, mas sujeita a inscrição. A palestra será transmitida em direto pelo Facebook. De 21 de novembro a 24 de janeiro, a sua exposição de fotografia “O Mundo em Bicicleta” estará no Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz. 

To Top