Ciência & Tecnologia

CHUC distingue-se com cirurgia ortopédica

Fotografia cedida por Salomé Marques

Alotransplante procura solucionar problemas nas articulações. CHUC é o primeiro hospital público do país a realizar procedimento. Por Carolina Costa

No dia 19 de novembro, realizou-se o segundo alotransplante osteocartilagíneo maciço fresco no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC). Consiste numa opção cirúrgica com o objetivo de corrigir problemas osteoarticulares dos doentes e dar uma resposta à patologia. A equipa liderada pelo médico João Pedro Oliveira, juntamente com especialistas Carlos Alegre e Pedro Marques, é coordenada por Fernando Fonseca – diretor do Serviço de Ortopedia.

 A operação consiste na utilização de “enxertos osteocartilagíneos frescos, colocados nos recetores, com a finalidade de viabilizar o futuro da cartilagem do doente, essencial para que a articulação funcione”, explica Fernando Fonseca. A realização do procedimento foi beneficiada pelo Banco de Tecidos Ósseos, fundamental para o procedimento de soluções cirúrgicas. 

O CHUC, torna-se assim o primeiro hospital público em Portugal a efetuar este tipo de cirurgia. “Representa as tentativas de inovar levadas a cabo pelo hospital”, declara João Pedro Oliveira. Este feito é recebido com “grande orgulho” pelo médico, satisfeito com a autossuficiência nos projetos que estão realizar.

No contexto pandémico, Fernando Fonseca evidencia um “esquecimento” por parte da comunicação social, perante os progressos que têm ocorrido no âmbito deste projeto. No entanto, apesar da pandemia, reconhece que a “instituição tem dado resposta ao essencial”. O médico ressalta que o hospital tem “alta diferenciação e grande qualidade de recursos tecnológicos e humanos”.

To Top